No Dia Mundial da Limpeza de Praia, conhecido internacionalmente como World Cleanup Day, a faixa de areia próximo à sede da Reserva Caruara, em São João da Barra, vai receber mais um mutirão de voluntários para coleta do lixo acumulado entre o mar e a Lagoa de Iquipari. Depois de recolher 7 toneladas de resíduos na ação do ano passado, integrantes e parceiros da Reserva Caruara, do Programa de Voluntariado do Porto do Açu, o AbrAÇU, e membros da comunidade se organizam para a nova atividade, marcada para às 8h, do próximo sábado (16/09). Inspirado pela data que move cerca de 200 países ao redor do mundo por um planeta mais sustentável, o mutirão é aberto a todos que quiserem participar.
O gerente da Reserva Caruara, Caio Cunha, reforça o convite e ressalta a importância do engajamento de todos: “Nossa ação do ano passado contou com a participação de vários voluntários da comunidade, parceiros e marcou o início das atividades da sede da Reserva Caruara. Para este ano, além dos colaboradores do complexo, temos a confirmação de seis escolas públicas de São João da Barra e Campos, de membros do Sesc Grussaí e apoio da Prefeitura de São João da Barra. A missão de conservação da Caruara também se estende para o mar que banha nossa Reserva. Estão todos convidados para contribuir com a gente para reverter este cenário de poluição global”, afirmou.
Anualmente, a poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais. De acordo com estatísticas da ONU, o plástico representa 85% dos resíduos marinhos e até 2040 o volume que flui para o mar triplicará, chegando a uma quantidade de 23 a 37 milhões de toneladas. O Brasil é considerado o quarto país que mais produz este tipo de lixo no mundo, somando 11 milhões de toneladas por ano, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
Sede da Reserva Caruara
Quem acompanhar o mutirão de limpeza também terá a oportunidade de conhecer de perto a sede da Reserva Caruara, espaço de lazer, ecoturismo, educação ambiental e pesquisa, mantido de forma voluntária pelo Porto do Açu. A sede da unidade de conservação do ecossistema de restinga completa um ano de inauguração, com mais de 16 mil visitantes recebidos.
World CleanUp Day
O World CleanUp Day integra as ações da campanha Go Green, um movimento global que tem como objetivo tornar as empresas mais sustentáveis, por meio da reutilização de recursos e reciclagem de resíduos, além da conscientização sobre mudanças climáticas e responsabilidade ambiental. Esta é a sexta edição do evento, que está atrelado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Atualmente, 71 milhões de voluntários de 197 países participam do movimento.