Ação de limpeza de praia na Reserva Caruara

Compartilhe:

Uma grande ação de limpeza foi feita com voluntários e funcionários da Reseva Caruara, em Grussaí, município de São João da Barra, no último sábado 16. Seis ônibus com alunos de escolas vindos de Campos e de outras localidades de São João da Barra, reforçaram a educação ambiental na unidade. Quase 400 pessoas se uniram para limpar a praia de Iquipari, que fica bem em frente a Reserva Caruara e ao lado da Lagoa de mesmo nome. Durante o evento foram recolhidas 3,615 toneladas de resíduos coletados.

Foto: Leonardo Berenger

Cada grupo seguiu um caminho, a busca era por todo tipo de resíduo e foram encontrados de tudo, principalmente microplástico quase imperceptíveis. Só que a cada ano, oito milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, levando 100 mil animais marinhos à morte. Explicar isso para as pessoas é uma luta antiga do projeto Tamar, que tem sede no interior do Rio de Janeiro, na Reserva Caruara.

“Impacta demais esses plásticos no meio ambiente, com essa atividade de limpeza de praia e a gente consegue ver esses resíduos, mas quando recolhemos algumas tartarugas encontramos esses plásticos no trato digestório dos animais. Os animais se alimentam disso e acabam vindo a óbito. Esse plático acaba obstruindo o trato digestório do animal, ele não consegue expelir e nem se alimentar, infelizmente vem a óbito”, afirma Tatiane Bittar, bióloga do Projeto Tamar.

Na orla da praia de Iquipari, foram colocados grandes coletores de resíduos para os voluntários despejarem as sacolas, que foram fornecidas pela Reserva. Isso facilitou bem o recolhimento do maior número de material, porque depois na sequência esses “bags” era retirados da orla. É a sexta vez que o Dia Mundial da Limpeza acontece no Mundo e reúne mais de 100 países. Na Reserva Caruara, é a segunda vez que acontece, o ano passado, o lugar abriu as portas para a comunidade com essa ação.

“Essa ação representa pra gente muito mais do que mobilização de pessoas que se conectam com ações de educação ambiental. Essa ação representa, que a gente tem conseguido unir forças e gerar um engajamento muito interessante em todo território, onde a gente tem todos os públicos. A sede da Reserva Caruara é isso, aberta a todos os públicos com programação de quarta a domingo, todas conectads com ação de educação ambiental”, conta Priscila Pessanha, Coordenadora de Relacionamento.

Acompanhe a matéria completa sobre a ação no nosso canal do Youtube:

Veja também uma matéria especial sobre a Reserva Caruara:

Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *