Parque Estadual do Desengano celebra 52 anos com trilha noturna

Unidade de conservação administrada pelo Inea será palco de programação aberta ao público a partir desta segunda

Fotos: João Rafael Marins/Divulgação Inea

Os 52 anos do Parque Estadual do Desengano, no Norte Fluminense, serão comemorados com uma programação a partir desta segunda-feira (11), que segue até a próxima quinta. O destaque é uma trilha noturna, que celebra o título de Dark Sky Park, tema do evento esse ano.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a sede da unidade de conservação em Santa Maria Madalena receberá uma série de outras atividades gratuitas como bate-papos, exposições e tendas temáticas.

“Os 52 anos do Parque Estadual do Desengano devem ser imensamente comemorados com a sociedade. Com um trabalho de excelência ao longo de todos esses anos, a unidade acumula diversas honrarias importantes, como o de primeiro International Dark Sky Park da América Latina. Toda a equipe merece os parabéns nesta data tão especial”, destaca o presidente do Inea, Philipe Campello.

Nos dias de atividades, de 8h às 17h, haverá um circuito em todas as tendas, que abordarão assuntos como fauna, flora e profissões que atuam na área ambiental, além de atividades de contação de história e fotos com um mural do macaco Muriqui, espécie da fauna da Mata Atlântica e símbolo do parque.

“Nós privilegiamos o público infanto-juvenil, mas naturalmente os assuntos atraem a todos. Estamos esperando em torno de 500 participantes para comemorar conosco os 52 anos defendendo a biodiversidade do Norte Fluminense”, afirma o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário.

ANÚNCIO

Trilha noturna no dia do aniversário

O título de Dark Sky Park foi conquistado pelo parque no ano passado e diz respeito à qualidade excepcional da observação de noites estreladas e preservação do ambiente noturno. Por isso, uma das grandes atrações da semana de aniversário será a trilha noturna, na qual o público não só irá contemplar a paisagem à noite, como também aprender um pouco mais sobre os efeitos da poluição luminosa.

A atividade, marcada para o dia do aniversário do parque (13/4), às 18h, tem vagas limitadas, sendo necessária inscrição por meio de formulário on-line disponível no site do Inea. O ponto de encontro é na sede do parque e é recomendado o uso de roupas adequadas, além de levar água, lanterna, repelente e capa de chuva. Menores de idade acompanhados dos responsáveis não precisarão se inscrever.

Fotos: João Rafael Marins/Divulgação Inea
Fotos: João Rafael Marins/Divulgação Inea

Programação

11 a 14/4 – 8h às 17h

– Visita à Galeria de Arte
– Circuito de tendas temáticas
– “Contação” de histórias
– Fotos com o Muriqui
– Ecoabraço coletivo das escolas na Paineira da sede
13/4
– 18h: Trilha noturna
Endereço: Estrada José Dantas dos Santos, 35, Itaporanga – Santa Maria Madalena / RJ

Sobre o parque
Com 21.365,82 hectares, o Parque Estadual do Desengano abrange parte dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Dentro de seus limites, estão protegidas a fauna, a flora e os ecossistemas, garantindo a preservação dos recursos naturais. Trata-se do conjunto de serras mais bem conservadas da região, de uma densa vegetação e rica biodiversidade, possibilitando atividades tais como pesquisa científica e educação ambiental. No local, já foram identificadas por volta de 167 espécies de aves, muitas destas ameaçadas de extinção, como a jacutinga (Pipile jacutinga) e o macuco (Tinamus solitarius).

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS