Campos realiza ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Centro de Educação Ambiental preparou extensa programação, incluindo visitas a escolas da rede municipal para conscientizar alunos sobre a importância do meio ambiente

O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA) promove desde o final do mês de maio, diversas ações de conscientização do meio ambiente em escolas do município. A programação teve início no último dia 25 com o plantio de árvores na horta da Creche Escola Municipal Doutor Félix Miranda e com uma apresentação dos alunos da instituição.

O coordenador de educação do (CEA), Júlio Carlos da Silva Júnior, explicou que estão sendo preparados, em conjunto com outras escolas, mais eventos para comemorar a data. “A próxima escola que vamos visitar é a Creche Municipal Olga Linhares, no Jardim Carioca, onde vamos fazer uma limpeza do espaço e vamos realizar o plantio de um jardim sensorial. Além disso, no dia 07 de junho vamos realizar uma programação em nosso centro, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente”.

Sobre o plantio da horta realizada na Creche Félix Miranda, batizada de Félix Júnior, o coordenador do CEA afirmou que isso é “uma forma de trabalhar nos alunos do município a importância do meio ambiente O evento é uma parceria do Centro de Educação Ambiental Prata Tavares com a Creche, que ocorre desde o ano de 2017. Nosso objetivo é conscientizar as crianças da importância do meio ambiente e também incentivar o cultivo desde pequeno. É um trabalho não apenas para o presente, mas também para o futuro”, afirma Júnior.

ANÚNCIO

A diretora da creche, Elangy Mayerhofer, explica que os temperos e verduras plantados na horta serão utilizados nas refeições dos alunos. “Seremos responsáveis por esse cultivo e forneceremos pra nossa cozinha, para que as cozinheiras venham preparara os alimentos para nossos alunos. Além disso, no futuro, quando a nossa horta estiver funcionando por completo, também faremos a distribuição da colheita entre os pais dos alunos”, explicou Elangy.

O Centro de Educação Ambiental funciona na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 300 – Calabouço, próximo ao Hospital Geral de Guarus (HGG) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. O telefone para agendamento de visitação e orientações sobre os projetos de plantio é (22) 98102-0552.

Confira abaixo a programação completa da Comemoração do Dia do Meio Ambiente:

06/06- SEGUNDA
08:00- Palestra nSa águas do Paraíba ○ Tema: Reaproveitamento do óleo de cozinha usado;
09:00- Plantio na ETA Coroa;
13:30- Visita técnica ao CEA Prata Tavares do Colégio Mágica do Saber.


07/06- TERÇA
Programação de 08:00 às 12:00 no CEA Prata Tavares:
– Apresentação do CEA Prata Tavares
– Visita técnica guiada
– Exposição de material educativo
– Treino funcional com o Projeto Esporte e Vida
– Plantio no bosque; ○ Ação de Limpeza
– Oficina de semeadura de espécies arbóreas nativas
– Exposição de artes “Maria Fuxico”
– Exposição audiovisual- Fotógrafo Fábio Souza
– Vídeo Educativo sobre o tema “Microplásticos”.


08/06- QUARTA
Programação de 08:00 às 12:00 no Horto Municipal:
– Apresentação do Horto Municipal
– Exposição de material educativo
– Treino funcional com o Projeto Esporte e Vida
– Educação Ambiental com Lignum Ambiental Jr.
– Plantio com Projeto Capivara
– Apresentação do Projeto Abelhas UENF
– Oficina de semeadura de espécies arbóreas nativas
– Oficinas de produção de suportes para vasos de plantas em macramê e origamis

14:00 – APAE
– Palestra: O Plantio
– Doação de mudas


09/06- QUINTA
09:00- Creche Olga Linhares Plantio; Ação de limpeza
09:00- Exposição e Educação Ambiental do “Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e Espírito Santo” no Stand do Farol
13:30- Visita do Centro Educacional Espaço Livre ao CEA Prata Tavares.


10/06- SEXTA
09:00- Visita da Escola Getúlio Vargas ao CEA Prata Tavares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS