Pesquisar

Aberta inscrição para curso de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental

Curso será ofertado pelo Campus São João da Barra em parceria com a Reserva Caruara. Estão disponíveis 30 vagas, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de julho, gratuitamente.

Compartilhe:

A partir de uma parceria inédita entre o Instituto Federal Fluminense e a Reserva Caruara, o Campus São João da Barra abriu inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada em Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental.

O curso, que será desenvolvido de forma presencial com aulas ocorrendo alternadamente no IFF Campus João da Barra e na sede da Reserva Caruara, visa formar profissionais aptos a conduzir ou apoiar a condução de visitantes em atrativos turísticos naturais locais, orientando e interpretando os aspectos ambientais e socioculturais característicos dos mesmos, além de contribuir com mão de obra local qualificada e conectada com ampliação de oportunidades relacionadas ao turismo sustentável gerados na região.

“A restinga é um ecossistema de grande importância ecológica, abrigando uma rica biodiversidade de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas. No município de São João da Barra, encontra-se a maior unidade de conservação privada de restinga do país, a RPPN Caruara. Portanto, o Curso FIC de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação, oferecido pelo IFFSJB em parceria com a Reserva Caruara, é uma oportunidade para promover a formação de condutores de turismo locais qualificados, que conheçam a importância socioambiental da restinga e possam promover a conscientização sobre a preservação desse ecossistema.”, explica Fernanda Vidal, professora de Biologia e coordenadora do curso.

Durante o curso, com carga horária total de 204 horas, os alunos terão aulas sobre o território e meio ambiente, além de visitas técnicas e aulas de campo na própria Reserva Ambiental. A previsão é que o curso tenha início já no dia 14/08/2023. As aulas ocorrerão em até quatro dias semanas, preferencialmente no turno da tarde.

Neste processo seletivo serão disponibilizadas 30 vagas. É necessário que o candidato tenha no mínimo 16 anos e o Ensino Fundamental completo. Os interessados em se candidatar devem comparecer na sede da Reserva Caruara, no período de 18 a 27 de julho, entre as 13h30 e 16h30, levando seu documento de identidade, CPF e comprovante de conclusão do ensino fundamental. Para saber mais acesse o edital do processo seletivo.

A seleção dos candidatos aprovados será por sorteio eletrônico a ser realizado no dia 31 de julho, às 18h, com transmissão pelo Canal Oficial do Campus São João da Barra no YouTube. O resultado da classificação final será divulgada no dia 1º de agosto.

Os candidatos sorteados devem comparecer entre os dias 2 e 4 de agosto no Campus São João da Barra para efetuar a matrícula no curso.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções.

O candidato que apresentar dúvidas relacionadas ao processo poderá enviar e-mail para: candidato.sjb@iff.edu.br ou mensagem via aplicativo WhatsApp para o telefone: 22 99218-8448.

Sobre a Reserva Caruara

A Reserva Caruara é uma Unidade de Conservação do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações, com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. Em 2022 a sede da Reserva Caruara foi inaugurada com o objetivo de potencializar o Turismo Sustentável, os Serviços Ambientais e a Educação e Pesquisa Científica.

“Desde que foi criada, há 11 anos, a Reserva Caruara é objeto de estudo para além do território, somando mais de 45 linhas de pesquisas diferentes. Temos consciência da importância da história de construção da unidade de conservação e assumimos um compromisso com toda a comunidade, especialmente a acadêmica, para troca de conhecimento e experiências. Ampliamos com esta parceria nossa atuação na área de educação e consolidamos a Caruara como um polo de formação profissional, com foco em educação ambiental, pesquisa científica e turismo sustentável”. – Caio Cunha, gerente de Relações Portuárias e Reserva Caruara.

Em 6 meses de abertura ao público, a sede da reserva Caruara atingiu mais de 10 mil visitantes entre pesquisadores, estudantes, moradores da comunidade, jornalistas, empresários, poder público, esportistas e o mais variado perfil de pessoas.

São 40 km² de área protegida – equivale a mais de 5 mil campos de futebol; mais de 1,3 milhão de mudas plantadas; 573 espécies de fauna catalogadas; 307 espécies de flora catalogadas; cerca de 50 trabalhadores fixos dedicados ao processo de restauração e de conservação das tartarugas marinhas na região, com 100% de mão de obra local.

A sede da Reserva está localizada na Avenida Atlântica Iquipari, SN – Grussaí, São João da Barra – RJ. Visite a página oficial da Caruara para conhecer mais em https://reservacaruara.com.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação IFF
Siga o Rota
Leia também:

20 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *