Pesquisar

Voluntários se unem e fazem mais um mutirão no PARNA

Passar pela portaria capixaba e ver tudo fechado deixa o turista que visita Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, com aquele gostinho de quero mais. A expectativa é que a abertura aconteça logo, mas ainda nada foi confirmado pela administração do PARNA. Neste sábado (6), os “Amigos do Parque Nacional do Caparaó”, um grupo de voluntários aguerridos trabalharam o dia inteiro para limpar e reparar alguns estragos.

Não é a primeira vez que os voluntários trabalham, há meses foram várias ações em prol da melhoria do Parque, o grupo vem arrecadando dinheiro, mobilizando autoridades e deixando ainda mais fortes os laços de quem é apaixonado pela região. O turismo vem crescendo no distrito de Pedra Menina, mas a visita a portaria é fundamental nos roteiros turísticos.

“Formamos um grupo no whatsaap, assim conseguimos mobilizar a comunidade, pessoas de municípios vizinhos, guias do Parque e pessoas que tem ligação com o lugar. Fazemos de tudo: vendemos camisa, café torrado, obtido em leilão no Conexão Caparaó, mobilizamos para pagar certas despesas que ajudam nessa restruturação do PARNA”, explica Cecília Nacal, voluntária e dona de pousada.

Há mais de um ano o lugar está fechado, com as fortes chuvas de 23 de janeiro de 2020, uma destruição tomou conta do acesso capixaba, do lado mineiro foram contabilizados alguns prejuízos, mas a Portaria de Alto Caparaó já vem funcionado há alguns meses, seguindo a risca os protocolos de segurança da pandemia.

Mesmo com tantos problemas enfrentados pelos voluntários como reforma do local, os donos de pousadas e pessoas ligadas ao turismo na região do Caparaó, ainda está sendo possível discutir mais mecanismos de integração entre as duas cidades onde estão as portarias. O que sempre foi um desafio ao longo de anos.

“O caos acabou unindo muita gente e estamos discutindo a questão de desenvolvimento do Parque. Neste sábado, 13 pessoas trabalharam, inclusive dois turistas que estavam na região. Limpamos uma extensão de cerca de três quilômetros, como os carros não estão passando, o acumulo de folhas nesta época de chuva é muito grande. Caso aconteça a reabertura parte da limpeza foi feita”, finaliza Cecília.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *