Trilha Cidadã promove educação ambiental para jovens que cumprem medidas socioeducativas

Parceria do Iema e Iases leva adolescentes para visitar parques estaduais da Fumaça e em Gurapari

Vistoria técnica dos representantes do Iases serviu para definir um novo roteiro de visitação

A educação ambiental como uma medida socioeducativa importante para reinserção social de adolescentes em conflito com a Lei. Assim tem funcionado a parceria do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio do Programa Trilha Cidadã.

Um dos cenários escolhidos para ação tem sido o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre, no Caparaó Capixaba, que está passando por readequações para melhor receber estes jovens.

“As visitas têm um viés de promover a educação ambiental ao público atendido, valorizando o respeito ao meio ambiente e promovendo consciência ambiental. Entendemos que a socioeducação, sendo uma educação para o convívio social, também precisa abarcar o respeito ao meio ambiente pela via da sustentabilidade, ou seja, buscando a preservação do solo, das águas e dos territórios para o uso das gerações futuras, promovendo, portanto, um convívio responsável com o ambiente que nos circunda”, afirmou a gerente de Medidas Socioeducativas do Iases, Thais Medeiros.

A primeira visita de socioeducandos ao Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, aconteceu em setembro do ano passado com jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Sul (Unis Sul).

Durante a visita, os socioeducandos fizeram as trilhas, aprenderam sobre a flora e fauna local e contemplaram a bela Cachoeira da Fumaça, que dá nome ao parque.

Eles foram acompanhados pelos servidores Hugo Guimarães de Castro e Janine Scandiani, que utilizaram material lúdico na apresentação dos espaços. “A visita foi muito positiva e a equipe estava preparada para receber os adolescentes, que foram bem participativos e trocaram informações sobre suas experiências pessoais com a natureza”, disse Janine Scandiani.

ANÚNCIO

Programa promove o contato com a natureza

Desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Instituto Iema, o Programa Trilha Cidadã visa a promover a inclusão social e a qualidade de vida aos visitantes das Unidades de Conservação, pelos benefícios do contato com a natureza, por meio de atividades de trilhas interpretativas.

São oferecidas atividades de educação ambiental, com profissionais treinados e visitação guiada nas instalações do parque.

O objetivo da parceria entre Iema e Iases é trabalhar, por meio da Educação Ambiental, a inclusão social e a qualidade de vida, por meio do contato com natureza. “O Programa Trilha Cidadã e as demais atividades propiciadas pelo Iema vêm possibilitando aos adolescentes atendidos pelo Iases e aos servidores, acesso a uma diversidade ambiental característica e singular, diversificada em flora, fauna e recursos hídricos, além de oferecer uma atenção diferenciada e específica à socioeducação por intermédio da orientação em educação ambiental”, afirma a gerente de Medidas Socioeducativas do Iases.

Para isso, os socioeducandos das Fases Conclusivas das Unidades de Internação do Iases da Grande Vitória realizam as visitas educativas no Parque Estadual Paulo César Vinha, localizado no município de Guarapari.

Já os adolescentes da Fase Conclusiva da Unidade de Internação Regional Sul (Unis Sul) fazem as visitas no Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, localizado em Alegre e Ibitirama.
A ação já é desenvolvida no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, desde 2019, e, após treinamento e alinhamento das equipes do Iema e do Iases, foi ampliada para o sul do Estado.

 

Guarapari-ES

Visita técnica aconteceu neste mês

Com o objetivo de alinhar ainda mais as atividades lúdicas com as aplicadas na socioeducação do Iases realizou, neste mês uma visita técnica no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça.

“Viemos ajustar a trilha que vem sendo realizada pelos adolescentes da Unidade de Internação Sul para deixá-la ainda mais adequada às orientações pedagógicas e de segurança do Instituto”, afirmou a gerente.

A vistoria técnica dos representantes do Iases serviu para definir um novo roteiro de visitação, adequado aos propósitos do programa.

“Temos definido um cronograma de visitação até dezembro deste ano, em que a cada mês receberemos grupos da Unis Sul”, destacou a servidora do Iema e coordenadora do Trilha Cidadã, Karla Fafá.

Participaram da visita técnica o gerente de Segurança e Proteção à Pessoa, Idelberth Luigi; o subgerente Socioeducativo e o subgerente de Segurança da Unis Sul, respectivamente, Alessandro Mateus e Hércules Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS