Reserva Caruara terá sede com área de lazer e estudos

“Previsão é que obra no litoral de SJB fique pronta neste primeiro semestre”

Maior unidade de conservação privada do país dedicada ao ecossistema de restinga, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara passará a contar com uma sede ainda neste primeiro semestre de 2022, segundo informações do Porto do Açu.

No litoral de São João da Barra-RJ, a obra, iniciada em agosto de 2021, já está na fase de acabamento. Um vídeo feito do alto mostra a construção ao lado da Lagoa de Iquipari, que fica na região de Grussaí. Criada de forma voluntária pelo Porto do Açu em 2012, a reserva é o maior ativo ambiental do empreendimento portuário.

“A nova sede da RPPN Caruara será um legado para a conservação da biodiversidade no Rio de Janeiro e tem por objetivo se tornar um polo de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa na região norte fluminense. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2022”, informou em nota o Porto.

Reproduzir vídeo

Ainda de acordo com o comunicado, a área de lazer e estudos, desenvolvida de acordo com o Plano de Manejo da RPPN, irá gerar oportunidades de emprego e serviços ligados ao turismo sustentável na região.

Um dos atrativos anunciados será a nova base do programa de monitoramento de tartarugas marinhas, em parceria com a Fundação Projeto TAMAR.

No local será instalada também a Casa do Pesquisador, para potencializar e dar suporte a pesquisas científicas sobre o ecossistema de restinga. Em toda a área preservada, já foram identificadas 307 espécies de flora e 573 de fauna, algumas delas ameaçadas de extinção.

Sobre os possíveis impactos ambientais, o Porto do Açu informou que a sede é edificada obedecendo critérios de construções sustentáveis, com aproveitamento de água das chuvas e energia solar.

ANÚNCIO

“Em adição a isso, reforçamos que o empreendimento portuário é responsável por 30 ações socioambientais no município, sendo a preservação da Caruara o maior expoente deste compromisso”, diz a nota.

A sede será mantida e administrada pela Reserva Ambiental Fazenda Caruara S.A., com visitação gratuita. Durante muitos anos, as margens da Lagoa de Iquipari eram ocupadas por comerciantes em construções irregulares.

“A ação de desmobilização das estruturas foi conduzida pela Prefeitura de São João da Barra. Os comerciantes locais serão cadastrados pelo município para que possam atuar na Lagoa de Iquipari”, finalizou o Porto no comunicado.

Vídeo: @berengerleonardo
Fotos: Divulgação Porto do Açu

Leia também:

Saiba todos detalhes sobre a Reserva Caruara acessando o link:

Reserva Caruara é a maior RPPN do estado do Rio de Janeiro

Uma resposta para “Reserva Caruara terá sede com área de lazer e estudos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS