Pesquisar

Por que as bacias hidrográficas são importantes?

bacias hidrográficas

A água é uma parte essencial da vida; todos nós usamos água para várias coisas, tanto individualmente quanto industrialmente. Você sabia que 71 por cento da superfície da Terra é água? Portanto, como seres humanos, não podemos viver sem água. No entanto, o fluxo de água na terra deve ser controlado para evitar inundações em residências e edifícios . É aqui que as bacias hidrográficas vêm para jogar. Por que as bacias hidrográficas são importantes? as bacias hidrográficas têm muitas vantagens para os seres humanos, como fornecer um habitat para animais e plantas.

Se você já se perguntou como a água das cidades chega ao oceano, você terá mais clareza à medida que avançamos. Vamos explorar os usos das bacias hidrográficas e como elas são essenciais para o reino vegetal e animal.

O que é uma Bacia Hidrográfica?

Uma bacia hidrográfica, referida como uma bacia de drenagem, é a área de uma superfície pela qual a água é bombeada e flui para uma massa de água. A chuva e o derretimento da neve fazem com que a água escorra pela superfície da terra.

Córregos, mares, rios, lagoas e lagos são apenas alguns tipos de água nos quais as bacias hidrográficas descarregam. Cada pequeno riacho por onde você passa é uma parte da bacia hidrográfica de um rio e se liga a ela.

Existem muitos tipos diferentes de terreno nas bacias hidrográficas, como as regiões montanhosas que descem do topo das serras até as regiões ribeirinhas que apresentam pântanos, lagos, riachos e rios.

Em uma bacia hidrográfica saudável, as plantas e os pântanos captam a chuva que entra, retardam o movimento da água à medida que ela viaja pelo sistema de fluxo, filtram os contaminantes e permitem que a água penetre na terra para reabastecer os lençóis freáticos.

a filtragem natural dos córregos e a água pura Como resultado, produz-se , criando abrigo para peixes e outras espécies. Fronteiras políticas não definem uma bacia hidrográfica; em vez disso, as colinas e vales do mundo natural sim.

Uma bacia hidrográfica pode ser grande, como aquela ao redor do rio Mississippi , ou menor, como toda a água que escoa para um pequeno lago. As grandes bacias hidrográficas, também conhecidas como bacias, são formadas por inúmeras pequenas bacias hidrográficas.

 

Por que precisamos proteger as bacias hidrográficas?

Elas são um recurso natural valioso que deve ser protegido. As bacias hidrográficas oferecem habitat para uma variedade de espécies, bem como oportunidades de diversão. Eles também filtram a água. Precisamos de bacias hidrográficas saudáveis , pois todos os seres vivos dependem da água.

Excrementos de animais e herbicidas usados ​​para paisagismo acabam em bacias hidrográficas mal administradas que contaminam fazendas de trigo e milho. Os peixes capturados podem não ser considerados seguros para consumo, e os suprimentos de água alimentados por bacias hidrográficas contaminadas podem não ser adequados para consumo.

Mesmo nadar pode não ser seguro em algumas águas. A vida não pode existir sem bacias hidrográficas. Eles reabastecem os corpos d’água que nos fornecem água potável e a água necessária para o lazer, a indústria e a agricultura.

Vários animais e plantas usam as bacias hidrográficas como seus habitats naturais. Portanto, devemos proteger nossas bacias hidrográficas para mantê-las intactas e saudáveis. Imagine uma bacia hidrográfica como uma enorme esponja.

A fim de reter a precipitação em aquíferos, regiões altamente permeáveis ​​que retêm água doce, ela deve primeiro ser absorvida por plantas, raízes e lixo do solo nas profundezas da terra.

Nossa água potável vem de aquíferos de torneira, e os agricultores usam essa água nos meses secos para a agricultura. O rio Mississippi é apenas um dos numerosos rios que recebem água do sistema de drenagem da bacia hidrográfica.

ANÚNCIO

Por que as bacias hidrográficas são importantes?

Quer a água seja usada para beber ou para lazer, as bacias hidrográficas impactam diretamente em sua qualidade. O vazamento de chumbo e mercúrio no abastecimento de água devido à poluição pode afetar negativamente a saúde das bacias hidrográficas. Por exemplo, a proliferação de algas é causada pelo escoamento de fertilizantes na água.

Você está situado em uma bacia hidrográfica, independentemente de onde você esteja. A Bacia Hidrográfica do Lower Sugar River é conectada por uma rede de planaltos, nascentes, pântanos, pântanos e rios criados pela água que se move sobre o solo e através da terra sob nossos pés.

Além de oferecer diversão e opções de lazer ao ar livre, uma bacia hidrográfica saudável oferece água potável, irrigação, excelente solo para o desenvolvimento da agricultura, proteção contra inundações e habitat adequado para a vida selvagem.

Como as águas subterrâneas fornecem 99% da água potável doméstica do Havaí, as medidas de conservação das bacias hidrográficas podem melhorar a quantidade de água coletada como recarga das águas subterrâneas.

Quando se considera o padrão crescente de escassez de água causado por uma população crescente, aumento dos níveis de renda e mudanças climáticas, a vantagem de uma bacia hidrográfica saudável é ainda mais aparente.

Além disso, as bacias hidrográficas vitais são a pedra angular do sistema hidrelétrico de uma sociedade economicamente vantajosa e sustentável. Um abastecimento de água confiável é necessário para que a energia hidrelétrica forneça eletricidade durante todo o ano.

A produção de energia de um sistema é afetada por variações sazonais nos fluxos dos rios, topografia e alterações na cobertura florestal, tornando alguns ecossistemas mais vulneráveis.

Isso pode aumentar a diferença na velocidade do fluxo entre as estações seca e chuvosa e aumentar a possibilidade de inundações e deslizamentos de terra, os quais podem prejudicar as instalações hidrelétricas. O aumento do assoreamento pode começar a quebrar os rotores da turbina e obstruir as entradas, aumentando as despesas de manutenção.

Como proteger as bacias hidrográficas?

climáticas extremas e outras consequências das mudanças climáticas, o desenvolvimento de bacias hidrográficas com áreas florestais poderia reduzir bastante os efeitos adversos das mudanças climáticas. Algumas das formas de proteger as bacias hidrográficas são:

  • Não jogue produtos químicos domésticos perigosos no vaso sanitário. Em vez disso, transporte-os para uma instalação de lixo tóxico.
  • Use apenas fertilizantes orgânicos graduais em seu jardim, em vez de inseticidas.
  • Depois do seu cachorro, limpe a bagunça e coloque os dejetos no lixo ou no banheiro.
  • Nunca despeje anticongelante ou óleo velho em uma vala de drenagem ou no chão.
  • Use plantas de baixo consumo de água em sua paisagem para interromper o escoamento que contribui para a erosão. Você pode reduzir a quantidade de água que usa plantando colheitas extras tolerantes à seca.
  • Utilize um cortador de grama e recicle os detritos do jardim em uma pilha de composto .

Várias leis protegem as bacias hidrográficas. A primeira, aprovada em 1954, auxiliou na coordenação dos esforços dos governos federal e estadual para evitar enchentes. Em 1972, a Lei foi revisada para incluir iniciativas de conservação.

Em 1996, a Agência de Proteção Ambiental também criou um plano para ajudar as bacias hidrográficas. Ao unir iniciativas públicas e privadas para resolver os maiores problemas de contaminação, a estratégia de bacias hidrográficas é um programa de proteção ambiental criado para enfrentar a diminuição da saúde das bacias hidrográficas.

ANÚNCIO

Como se forma uma bacia hidrográfica?

Para as mesmas serem saudáveis, as matas são essenciais. Por meio da restauração e conservação de bacias hidrográficas guiadas por especialistas locais, pode ser possível criar e manter ecossistemas florestais saudáveis ​​para reduzir os impactos das mudanças climáticas e se adaptar a eles.

Ao equilibrar as emissões de carbono e aumentar a resiliência contra condições Uma bacia hidrográfica é composta pela rede de rios que drenam uma região específica da superfície, bem como pelas águas subterrâneas e aqüíferos subterrâneos que fornecem água a esses riachos.

Uma linha de cumeeira constante que serve como borda da bacia hidrográfica a separa das próximas. As bacias hidrográficas vêm em todas as formas e tamanhos e podem ser divididas em sub-bacias hidrográficas. Os reservatórios das bacias hidrográficas são preenchidos com água da chuva ou neve derretida.

Chester County experimenta cerca de 46 polegadas de precipitação anualmente, que cai regularmente anualmente. Córregos, pântanos e lagos obtêm sua água da chuva que cai e imediatamente escorre da superfície da terra.

A água dos córregos também se origina de vazamentos e nascentes, onde o líquido dos aquíferos emerge para a superfície do terreno. Ele concentra sua descarga em regiões baixas e cria pequenos canais de fluxo à medida que a água se acumula e desce a encosta.

Esses pequenos riachos são considerados as cabeceiras da bacia hidrográfica. Esses pequenos riachos se combinam para gerar riachos mais significativos que eventualmente desembocam em lagos, estuários e oceanos.

Nascentes são as origens de um abastecimento de água. A convergência é onde as cabeceiras gradualmente se juntam a outros cursos d’água, enquanto a foz é o término dos riachos que desembocam no corpo d’água primário.

As bacias hidrográficas são boas para o meio ambiente?

As bacias hidrográficas produzem vários efeitos ambientais benéficos, incluindo filtragem e armazenamento de água, purificadores, armazenamento de carbono, ciclagem de nitrogênio , propriedades do solo, recreação, produção de alimentos e produção de madeira.

Bacias hidrográficas pobres têm um impacto sobre a vida selvagem. A poluição nas bacias hidrográficas afeta rapidamente a vida aquática e novos contaminantes introduzidos nos ecossistemas alteram os habitats da vida selvagem. O abastecimento de água contaminada que se desenvolve pode ser perigoso para as pessoas.

Erradicar algumas espécies e importar outras novas e agressivas que destroem as espécies originais reduz a biodiversidade. A cadeia alimentar pode ser afetada por microorganismos que alimentam pássaros e outros animais até frutos do mar que alimentam as pessoas.

Todos os organismos requerem uma bacia hidrográfica saudável para plantas prósperas e água pura para a sobrevivência. Tamanduás e onças-pardas podem passar por todo o seu ciclo de vida, comer e encontrar refúgio em uma bacia hidrográfica da floresta tropical.

Em contraste, uma raposa, guaxinim ou lince precisa de uma bacia hidrográfica arborizada para sobreviver. O bem-estar da vida selvagem residente em uma bacia hidrográfica é garantido pela manutenção do solo e das plantas.

As bacias hidrográficas facilitam o ciclo de nutrientes em nossos ecossistemas. Esses nutrientes incluem carbono, nitrogênio e fósforo. O desenvolvimento e a existência dos organismos dependem da circulação desses nutrientes.

As bacias hidrográficas são boas para o meio ambiente?

As bacias hidrográficas produzem vários efeitos ambientais benéficos, incluindo filtragem e armazenamento de água, purificadores, armazenamento de carbono, ciclagem de nitrogênio , propriedades do solo, recreação, produção de alimentos e produção de madeira.

Bacias hidrográficas pobres têm um impacto sobre a vida selvagem. A poluição nas bacias hidrográficas afeta rapidamente a vida aquática e novos contaminantes introduzidos nos ecossistemas alteram os habitats da vida selvagem. O abastecimento de água contaminada que se desenvolve pode ser perigoso para as pessoas.

Erradicar algumas espécies e importar outras novas e agressivas que destroem as espécies originais reduz a biodiversidade. A cadeia alimentar pode ser afetada por microorganismos que alimentam pássaros e outros animais até frutos do mar que alimentam as pessoas.

Todos os organismos requerem uma bacia hidrográfica saudável para plantas prósperas e água pura para a sobrevivência. Tamanduás e onças-pardas podem passar por todo o seu ciclo de vida, comer e encontrar refúgio em uma bacia hidrográfica da floresta tropical.

Em contraste, uma raposa, guaxinim ou lince precisa de uma bacia hidrográfica arborizada para sobreviver. O bem-estar da vida selvagem residente em uma bacia hidrográfica é garantido pela manutenção do solo e das plantas.

As bacias hidrográficas facilitam o ciclo de nutrientes em nossos ecossistemas. Esses nutrientes incluem carbono, nitrogênio e fósforo. O desenvolvimento e a existência dos organismos dependem da circulação desses nutrientes.

 

Fonte: Conserve Energy Future
ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS