Dia Mundial da Água será comemorado com a sétima etapa do projeto Troca Sustentável e Guaçuí +Presente

A cada vinte latinhas de alumínio ou um litro de óleo de cozinha usado, poderá ser trocado por uma muda de ipê.

No próximo dia 25 de março (sábado), durante as atividades Do Projeto Guaçuí + Presente no distrito de São Tiago, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estará colocando em prática a sétima fase do Projeto Troca Sustentável em comemoração ao Dia Mundial da Água, onde serão disponibilizadas para trocas 200 mudas de ipês. O projeto consiste na troca de vinte latinhas de alumínio ou um litro de óleo de cozinha usado, por uma muda de ipê.

O projeto Troca Sustentável visa envolver a sociedade em geral por meio de uma educação ambiental na prática, para dois grandes desafios que é o aumento da cobertura vegetal nas áreas urbana e rural, principalmente em áreas degradadas e áreas de nascentes, bem como estimular o descarte correto do lixo por meio da reciclagem, com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental e gerando renda para Associação de Catadores do município.

Nas seis fases do projeto já realizadas, foram doadas 2.050 mudas e recolhidas 34.220 latinhas de alumínio e 259 litros de óleo de cozinha usados, que foram encaminhadas para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município.

ANÚNCIO

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

O plantio de árvores é uma das soluções apontadas por especialistas para minimizar a crise hídrica. “Assim, uma solução de curto e longo prazo, o reflorestamento é necessário como algo que precisa ser posto em prática para que possamos reverter a situação de déficit hídrico que já levou várias cidades inclusive no Espírito Santo ao racionamento”, informou o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins.

Por volta das 13h será plantada uma muda de jequitibá-rosa de quatro metros de altura marcando os dois eventos realizados pela primeira vez no distrito.

Reconhecimento

O projeto foi finalista em dezembro de 2019, do Prêmio Boas Práticas “Senador Gerson Camata”, na categoria Cidade para as Pessoas, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), alcançou o terceiro lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade e recentemente, recebeu a Medalha “Paulo Vinha”, uma homenagem às pessoas e projetos que se destacam na valorização do meio ambiente, dos recursos naturais e na luta pela preservação da biodiversidade.

Local de troca

Praça do distrito de São Tiago
Dia 25 de março a partir das 09h às 14h
200 mudas de ipê

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS