O que exatamente é a embalagem biodegradável e por que devemos usá-la?

Antes de nos aprofundarmos no porquê e como as embalagens biodegradáveis são benéficas, precisamos entender o que são. A embalagem biodegradável refere-se ao material de embalagem composto de biopolímeros. Biopolímeros são compostos orgânicos encontrados em organismos vivos como celulose e proteínas.

Isso significa que eles podem ser consumidos com segurança e prontamente decompostos por microorganismos como bactérias, fungos e algas, com impacto mínimo no meio ambiente.

A embalagem biodegradável é uma excelente alternativa ao plástico que traz inúmeras consequências ao meio ambiente. O plástico tem uma taxa de decomposição mais lenta e isso afeta o ecossistema natural. As embalagens biodegradáveis podem ser feitas dos seguintes materiais:
– Amido de milho
– Algas marinhas
– Cogumelos


Como as embalagens biodegradáveis são diferentes das embalagens compostáveis?

As embalagens compostáveis são semelhantes às embalagens biodegradáveis, pois também se decompõem de uma maneira que não prejudica o meio ambiente. A vantagem adicional que as embalagens compostáveis têm sobre as embalagens biodegradáveis é a garantia de que não produzirão toxinas após a decomposição.
Uma vez que a embalagem compostável é totalmente decomposta, ela se transforma em ‘composto’, fornecendo ao solo os nutrientes necessários para o crescimento das plantas.

Novamente, enquanto as embalagens biodegradáveis não têm um prazo definido para se decompor, as embalagens compostáveis vêm com a garantia de que se decompõem dentro de um prazo especificado ou ao atingir uma temperatura específica.

ANÚNCIO

Por que devemos usar material de embalagem biodegradável?

Fazer a mudança para materiais de embalagem biodegradáveis está se tornando incrivelmente importante para as empresas. Isso ocorre porque os consumidores estão mais inclinados a comprar com marcas preocupadas com a reciclagem e estão tomando melhores decisões ambientalmente amigáveis. Ao adotar embalagens biodegradáveis, você traz os seguintes benefícios para você e para o meio ambiente:

1. Redução da pegada de carbono
Reduza a quantidade de carbono que sua empresa usa aproveitando as embalagens biodegradáveis. Estes geralmente são feitos com materiais reciclados, em oposição aos plásticos que usam produtos químicos agressivos. Isso torna as embalagens biodegradáveis uma alternativa muito mais segura para o meio ambiente.

O processo de fabricação reduz significativamente o desperdício, diminuindo o número de recursos consumidos. Esses esforços ajudam bastante na redução da pegada de carbono, ajudando as empresas a atender aos altos padrões de conformidade ambiental.

2. Sem plásticos prejudiciais
Os materiais de embalagem de plástico são muitas vezes à base de petróleo e, até agora, contribuíram principalmente para as questões ambientais . Você encontrará esses produtos em aterros sanitários, praias, hidrovias, estradas e parques. A fabricação dessas embalagens e materiais de transporte tradicionais também requer uma grande quantidade de energia e recursos, tornando essas soluções não sustentáveis.

O uso de embalagens biodegradáveis ajudará a reduzir a quantidade de plástico usada e descartada. Em última análise, você terá ajudado a minimizar os problemas de lixo relacionados ao uso de plásticos.

3. Facilidade de descarte
As empresas precisam garantir que o tipo de embalagem usada para seus produtos seja fácil de descartar. Embalagens biodegradáveis simplificam o descarte; portanto, é conveniente para os consumidores. Duas das melhores opções são embalagens recicláveis e embalagens biodegradáveis.

Normalmente, as embalagens biodegradáveis se decompõem por conta própria após o uso, sem a necessidade de recursos adicionais. Os consumidores preferem isso a outros materiais que têm um longo processo de descarte. As pessoas não se importam de pagar por essa conveniência.

4. Versatilidade
Este é mais um dos principais benefícios do uso de embalagens biodegradáveis. As soluções são muito versáteis e normalmente podem ser reaproveitadas para qualquer setor. Não importa se você precisa de embalagens biodegradáveis para embalar kits de refeições, dispositivos eletrônicos ou qualquer outra coisa – há uma opção de embalagem biodegradável disponível para atender às necessidades do seu negócio.

5. Sustentabilidade
Este último ponto é bastante óbvio, considerando que este é todo o propósito das embalagens biodegradáveis. A maioria dos materiais de embalagem biodegradáveis são redutíveis, reutilizáveis e recicláveis.

ANÚNCIO

Dicas para usar embalagens biodegradáveis

Para garantir que você aproveite ao máximo seus materiais de embalagem biodegradáveis, você precisa garantir que os esteja usando corretamente. Aqui estão as dicas para usar materiais de embalagem biodegradáveis:

1- Pense bem se você precisa de embalagem. Se seus produtos não precisam de embalagem, não há necessidade de desperdiçar recursos.

2- Como forma de fazer sua parte pelo meio ambiente, peça aos seus clientes que tragam embalagens que receberam antes das compras com você. Isso irá incentivá-los a mantê-lo seguro para uso posterior.

3- Seja sincero e mantenha sua palavra. Se você vender sua marca como uma que não produz resíduos plásticos, certifique-se de fazer exatamente isso. Os compradores se sentirão enganados se descobrirem que você mentiu.

Use material de embalagem adequado para o seu negócio.

O que falamos sobre os benefícios do uso de materiais de embalagem biodegradáveis é apenas a ponta do iceberg. Eles fazem um trabalho ainda melhor do que os plásticos e não há dúvida de que são a melhor opção para as necessidades de embalagem de uma empresa.

Como proprietário de uma empresa, é sua responsabilidade ajudar a conservar recursos reduzindo o número de materiais necessários para fabricar novas embalagens. Proteja o meio ambiente reduzindo os níveis de poluição no ar, nas águas subterrâneas e no solo.


Fonte: www.conserve-energy-future.com

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS