Nova sede da Caruara recebe visitantes, mas ainda espera por inauguração

Famílias de colaboradores do Porto do Açu estiveram no espaço que terá base para preservar tartarugas

Sem ainda uma inauguração oficial, a nova sede da Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara, no entorno da Lagoa de Iquipari, no litoral de São João da Barra, já começa a receber visitantes. Famílias de diferentes colaboradores do Porto do Açu estiveram no espaço, no último final de semana, para celebrar o Dia Mundial da Tartaruga Marinha, comemorado no dia 16 de junho.

Com palestras educativas, oficinas lúdicas e atividades de recreação, o evento reforçou a importância do incentivo à conservação desses animais e às boas práticas ambientais.

Organizada dentro da programação do mês do Meio Ambiente, a agenda reuniu representantes da Porto do Açu Operações, Vast, GNA e Ferroport, com apoio do Projeto Tamar – executor do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do complexo portuário.

São 62 km de faixa de areia monitorados diariamente. Em 14 anos de Programa, segundo a Prumo, já são mais de 1 milhão de filhotes liberados ao mar.

Sobre a Reserva

Maior unidade de conservação privada do país dedicada ao ecossistema de restinga, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara deve ter sua nova sede aberta a todo o público ainda neste primeiro semestre de 2022, segundo informações do Porto do Açu.

“A nova sede da RPPN Caruara será um legado para a conservação da biodiversidade no Rio de Janeiro e tem por objetivo se tornar um polo de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa na região norte fluminense. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2022”, informou em nota o Porto.

Um dos atrativos do espaço é a nova base do programa de monitoramento de tartarugas marinhas, em parceria com a Fundação Projeto TAMAR.

A Casa do Pesquisador é outro lugar para potencializar e dar suporte a pesquisas científicas sobre o ecossistema de restinga.

A sede será mantida e administrada pela Reserva Ambiental Fazenda Caruara S.A., com visitação gratuita.

Representantes da Prefeitura de São João da Barra e da RPPN Caruara dialogam para a criação do Plano de Uso da área pública da Lagoa de Iquipari, que está localizada junto à Reserva.

Foram dois encontros no mês de maio, abordando o papel que cada secretaria municipal vai desenvolver dentro do processo, além de visita ao espaço a fim de identificar as possibilidades de parcerias e projetos que poderão ser desenvolvidos no local.

ANÚNCIO

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, o espaço vai contribuir também para a conscientização da população sobre o uso sustentável dos recursos naturais, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de desfrutar deste bioma.

“Estamos atuando em parceria com o Porto do Açu – responsável pela criação da reserva em 2012 – desde o início e acreditamos na importância do local para o desenvolvimento do turismo ambiental, contribuindo com infraestrutura e projetos que serão atrativos o ano inteiro para a população e visitantes”, destacou a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS