Pesquisar

Mudanças climáticas: novo relatório do IPCC adverte sobre impactos ‘irreversíveis’

Muitos dos impactos do aquecimento global são agora simplesmente “irreversíveis”, segundo a mais recente avaliação produzida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Em seu mais recente relatório, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) diz que tanto seres humanos como a natureza em geral estão sendo pressionados além de sua capacidade de adaptação.

Segundo o preocupante estudo, mais de 40% da população mundial é “altamente vulnerável” ao estado do clima.

ANÚNCIO

Existe, no entanto, esperança de que, se o aumento em temperaturas for mantido abaixo de 1,5 grau Celsius acima dos níveis da era pré-industrial, as perdas projetadas atualmente podem ser reduzidas.

Divulgado apenas quatro meses depois da COP26, reunião em Glasgow (Escócia, Reino Unido) em que líderes do mundo todo comprometeram-se com ações rápidas contra as mudanças climáticas, esse novo estudo mostra o tamanho do desafio.

“Nosso relatório claramente indica que lugares onde pessoas vivem e trabalham podem deixar de existir, que ecossistemas e espécies com que nós crescemos e que são centrais para nossas culturas e compõem nossas línguas podem desaparecer”, afirmou a professora Debra Roberts, co-presidente do IPCC

 

Fonte: BBC News
ANÚNCIO

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS