Pesquisar

Monumento Natural Serra das Torres incentiva ‘Ciência Cidadã’

Compartilhe:

O Monumento Natural Serra das Torres (Monast), localizado nos municípios de Mimoso do Sul, Muqui e Atílio Vivácqua, incentiva ciência cidadã para ajudar em sua conservação. O objetivo é estimular os cidadãos e pesquisadores na observação e registros fotográficos das espécies do Monast, ampliando a rede de pessoas comprometidas com a sustentabilidade do local.

A ciência cidadã é para todas as pessoas que desejam ajudar na atualização do banco de dados e na preservação das espécies ameaçadas de extinção. “Considerando que o Monast é constituído de áreas particulares e que as comunidades lidam com a biodiversidade a todo momento, desenvolver a ciência cidadã é fundamental para que eles possam contribuir com a geração de conhecimento e com a promoção de pertencimento, fazendo com que eles participem efetivamente da conservação do Monumento”, disse o gestor do Monast, Guilherme Carneiro.

Para se tornar um colaborador, basta fazer ter um smartphone ou máquina fotográfica, para realização de registros fotográficos de animais, plantas, fungos da Unidade de Conservação (UC). As postagens publicadas na rede social do colaborador devem ser compartilhadas na página do Instagram do Monast, ou enviadas para o e-mail monast@iema.es.gov.br.

O Monast já recebeu seis registros de novas espécies encaminhados pela comunidade. “Dois moradores do entorno do Monast compartilharam conosco esse belo registro de um Calango-Rabo-de-Espinho (Strobilurus torquatus). Apesar de o grupo dos lagartos ter sido bem estudado por pesquisadores no Monast, esse registro dos moradores foi inédito para o Monumento. Acredito na ciência cidadã como caminho de transformação e produção de conhecimento”, afirmou Carneiro.

Para mais informações sobre a ciência cidadã, basta mandar mensagem para o WhatsApp do parque (28) 99298-4293, ou para o e-mail monast@iema.es.gov.br

Fonte: IEMA
Siga o Rota
Leia também:

27 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *