Instituto promete abrir as portas para um novo tempo

“Espaço dedicado a comida de qualidade, cursos e educação ambiental, na zona rural do Rio de Janeiro”

As fotos nos remetem a um lugar de muito verde, água em ambundância e paz. Esses são os sinais que o Instituto Life faz questão de mostrar em suas redes sociais. O lugar fica no distrito de Calheiros, zona rural de Bom Jesus do Itabapoana, bem na ponta noroeste do estado do Rio de Janeiro, perto da divisa com o Espírito Santo. As portas começaram a se abrir este ano, mas a expectativa é que muitos cursos aconteçam, o restaurante já está aberto e no planejamento, vai ter espaço também para os hospedes contemplarem ainda mais o lugar.

A preocupação ambiental começou com a ideia de reflorestar parte do lugar. “Temos um projeto de reflorestamento que inclui uma área de 90 hectares. Nossa preocupação é formar corredores ecológicos, conectando fragmentos florestais e fortalecendo a recuperação da fauna e flora local. Também temos como meta a defesa e proteção do rio Itabapoana, seus afluentes, córregos e nascentes que integram toda a bacia”, afirma Thiago Senna, Trainer em Desenvolvimento Humano do Instituto.

 

A estrutura que vem sendo montada mostra a importância da integração no interior do estado, isso porque a promoção de cursos, aliada a criação de um roteiro turístico pode ser mais uma porta para geração de emprego e renda na região. Até porque a criação do local surgiu de um sonho de um casal, cujo o principal objetivo é a transformação de vidas.

“Fizemos recentemente o Café Ecumênico na região em homenagem ao padre João Mendes Ribeiro, 1º pároco do Arraial em 1867. Estamos no momento trazendo uma experiência gastronômica única, com pratos artesanais típicos da região e que utilizam insumos orgânicos, além de cardápios internacionais. Para 2021, realizaremos eventos culturais, caminhadas de aventura e corridas de mountain bike, vamos fazer uma ação conjunta entre as Federações do ES e RJ”, destaca Thiago.

A aposta de crescimento turístico é grande, o distrito de Calheiros fica na Rota Turística do Circuito da Fé. Inclusive fica próximo ao Santuário de Nossa Senhora de Natividade, também no noroeste do Rio de Janeiro. No próximo ano, vai ser dado um curso de preparação para empresários que queiram desenvolver os negócios no circuito, além de treinamentos na área do desenvolvimento humano.

“O eixo gastronômico do Instituto Rio Life busca levar ao visitante uma experiência completa da região, com ingredientes frescos e produzidos no local. O chefe internacional Ranzeet, cuida da preparação e apresentação de todos os itens do cardápio e buffets, de maneira artesanal e saborosa ativando todos os sentidos dos visitantes. As receitas no modelo à la carte são preparadas para os sábados e domingos que são os dias de funcionamento do nosso restaurante escola”, conta Thiago.

A fundação do Instituto pode ser o impulso que a região precisava para explorar as belezas naturais, muitas delas longe da rota tradicional do interior do Rio de Janeiro. “Acreditamos que a Rio Life tem como objetivo integrar toda comunidade de Bom Jesus do Itabapoana e seus respectivos distritos, para que juntos, possam fomentar o turismo, que possui lugares repletos de belezas naturais como a Cachoeira da Fumaça, além disso, é uma região muito rica em cultura musical e literária. Tanto Bom Jesus do Norte, no Espírito Santo, como Bom Jesus do Itabapoana são municípios que tem muito a oferecer para Brasil e me arriscaria a dizer até para o Mundo. As pessoas são bem intencionadas, amistosas e tem sede de conhecimento e mudança. O turismo não se limita a um local, ele tem o poder de integrar os atores sociais e viajantes para se conectarem a história de um lugar, a natureza e desfrutarem de momentos de prazer para a renovação da mente e do corpo” finaliza Thiago.

Fotos: Instituto Rio Life

Siga o Instituto Rio Life no Instagram, clique AQUI

Veja mais fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.