Pesquisar

Evento vai falar sobre Segurança de Barragens no ES

O II Workshop de Segurança de Barragens realizado no Espírito Santo já tem data marcada. O evento vai acontecer nos dias 9 e 10 de dezembro, das 9h30 às 12h30, pela internet. Respeitando as medidas sanitárias para prevenção da Covid-19, o Workshop será 100% virtual e terá entre os convidados o diretor do Conselho Brasileiro de Barragens (CBDB), Ricardo Aguiar, que falará, direto de Brasília/DF, sobre manutenção dos principais tipos de barragens de terra, perfil da maioria dos empreendimentos existentes no Estado.

Promovido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o evento virtual trará um panorama das barragens para armazenamento de água no Espírito Santo, principalmente, com informações sobre a segurança das estruturas. O Workshop também incluirá palestras sobre Outorga, Licenciamento Ambiental, Programa Estadual de Construção de Barragens e planos de contingência para resolução de ocorrências, além de cases e referências de empreendedores de barragens que seguem os protocolos legais para manutenção da segurança das estruturas.

Para esta edição, a organização incluiu a apresentação de um Plano de Ação Emergencial (PAE) de segurança de barragens, que será feito por uma empresa capixaba que entregou o PAE à Agerh em fevereiro deste ano. Os presentes no encontro on-line ainda terão momentos de prática, quando poderão aprender como é feita a classificação de risco para barragens. A programação oficial será divulgada em breve.

O workshop é uma entrega da Gerência de Gestão e Infraestrutura Hídrica da Agerh e tem como público-alvo produtores rurais, empresários, consultores, engenheiros, estudantes, além de demais interessados no tema. De acordo com o gerente responsável pela realização do evento, Tiago Lodi, o objetivo do workshop é popularizar as informações sobre regularização e técnicas para proteção e inspeção de barramentos no Estado.

“Essas são questões divididas entre diversos órgãos do Estado e nossa obrigação, como servidores públicos, é divulgar essas informações da forma mais simples possível para a população, em prol da segurança ambiental e comunitária das regiões onde existem barragens”, frisou o gerente.

O evento atende a metas pactuadas com o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). O I Workshop aconteceu presencialmente em dezembro de 2019, em Nova Venécia, e recebeu cerca de 150 pessoas.

O II Workshop de Segurança de Barragens será realizado pela Agerh com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Defesa Civil Estadual e do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB).

Segurança de Barragens como prioridade

O Espírito Santo tem como característica, em sua maioria, barragens de terra, consideradas pequenas, e utilizadas para armazenamento de água para uso agrícola ou abastecimento público. Importantes para a sustentabilidade no campo e nas cidades, barragens também regulam a vazão dos rios em épocas de cheias e secas.

Os empreendimentos são estratégicos para a segurança hídrica, desde que sejam construídos e gerenciados de maneira inteligente e técnica. Barragens devem ser bem localizadas, sustentáveis e seguras, tanto para o meio ambiente quanto para a população. Ou seja, devem ter estudos, projetos e manutenção.
O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, destaca o esforço da autarquia em promover a governança dessas estruturas, além de ações de divulgação e capacitação quanto aos aspectos de segurança de barragens, fomentando a cultura da segurança na construção e manutenção de barragens e a gestão de riscos no Estado do Espírito Santo.

“Desde que assumimos a gestão da Agerh em janeiro de 2019, assumimos também a responsabilidade de melhorar a governança e a segurança de barragens para armazenamento de água no Espírito Santo. Para isso, reforçamos a fiscalização, propusemos novas leis, produzimos eventos e conteúdos informativos, além de ampliar o Cadastro Estadual de Segurança de Barragens”, ressalta Ahnert.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agerh

Uma resposta

  1. Can I simply say what a comfort to uncover somebody
    that actually knows what they are talking about on the web.
    You definitely understand how to bring an issue to light and make it important.
    More and more people need to read this and understand this
    side of the story. I was surprised that you are not more
    popular because you certainly possess the gift.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *