A Gerência de Educação Ambiental (GEA) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, nesta semana e na semana passada, Seminários dos Centros de Educação Ambiental (CEA). O objetivo foi apresentar a política pública de centros já existentes e motivar novas instituições que desenvolvem ações de Educação Ambiental a serem reconhecidas. O Espírito Santo tem, atualmente, 20 Centros de CEAs reconhecidos pelo Iema.
Os eventos foram realizados nos Institutos Federais de Educação do Espírito Santo (Ifes) de Alegre, Nova Venécia e Ibatiba e foram baseados no Programa da Gestão da Educação Ambiental, cumprindo a Política de Educação Ambiental (PEEA), instituída pela Lei 9265/09. A GEA apresentou ainda a Instrução Normativa 07/2020, do Iema, que estabelece os critérios para reconhecimento e cadastro dos Centros de Educação Ambiental atuantes no Estado do Espirito Santo.
“Em 2022, foram reconhecidos 12 novos Centros, georreferenciados. Nossa expectativa é potencializar a adesão, fomentando parcerias no intuito de cumprir a PEEA, que traz em suas linhas os espaços disseminadores”, explicou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão.
Na ocasião, estiveram presentes convidados do poder público e da sociedade civil, apresentando suas ações de Educação Ambiental nos municípios e entornos, além dos próprios Ifes, espaços institucionais reconhecidos como CEAs, que apresentaram os trabalhos que vem sendo desenvolvidos da temática.
“Os participantes puderam conhecer como funciona na prática um centro de Educação Ambiental, os procedimentos necessários para ser um centro reconhecido e sanamos as dúvidas surgidas durante as apresentações. Esperamos que dos seminários resultem novas propostas que se tornarão novos CEAs no Espírito Santo”, concluiu Anna Tristão.