Guaçuí abre atividades do Mês do Meio Ambiente com lançamento de livro sobre RPPNS capixabas

O evento registrou a presença de um público altamente qualificado de diversos municípios, que atuam em defesa do Meio Ambiente

Foto: Comunicação Prefeitura Municipal de Guaçuí / Leo Ola
Foto: Comunicação Prefeitura Municipal de Guaçuí / Leo Ola
Foto: Comunicação Prefeitura Municipal de Guaçuí / Leo Ola

Dando início às comemorações do mês alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Guaçuí sediou na noite desta quarta-feira (1º) no Teatro Fernando Torres, o lançamento do livro “Cultura e Natureza, RPPNs do Espírito Santo”. O evento contou com a parceria da prefeitura municipal, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

A obra é voltada à educação ambiental de jovens e um incentivo à leitura, sendo o resultado prático de uma expedição realizada em 2021 pela equipe da Editora Bela Vista e da ACPN, com a participação do fotógrafo Silvestre Silva.

Além de trazer informações, fatos curiosos, histórias de vida e dados sobre a fauna e a flora presentes nestas reservas, o livro também aborda o contexto em que foram criadas e as características humanas, históricas e culturais dos municípios e diferentes regiões capixabas onde estão presentes.

Contando com um público altamente qualificado, sendo registrada a presença de educadores ambientais, proprietários de diversas reservas particulares, secretário de Estado de Meio Ambiente, secretários municipais de educação, diretores de escolas, representante do deputado federal Josias da Vitória, alunos, secretários municipais de diversas pastas local e visitantes, vereadores, autoridades ligadas à defesa do meio ambiente dos municípios de Alegre, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Muniz Freire, Iúna, dentre outros, o evento teve sua abertura pontuando a importância das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, a origem e como foi desenvolvido a obra histórica e Guaçuí, sendo o polo do lançamento no Espírito Santo.

ANÚNCIO

Após a abertura, o secretário municipal de Meio Ambiente Roberto Martins, fez uso da palavra apresentando ao público os envolvidos no projeto, Renan Cyrillo, Produtor Executivo da Editora Bela Vista, Sérgio Simões, Coordenador Editorial da Bela Vista Cultural e Sebastião Francisco Alves, Proprietário da RPPN Remy Luiz Alves e Presidente da ACPN Associação Capixaba do Patrimônio Natural que fizeram a apresentação da obra e se encarregaram da distribuição dos livros aos proprietários das reservas, escolas de alguns municípios da região do Caparaó e outras autoridades presentes.

Martins ainda em sua fala agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento. “Hoje é um dia muito importante para todos nós, esse evento está abrindo o mês das atividades do meio ambiente de Guaçuí. Quando olhamos uma reserva do patrimônio natural, por trás tem muita luta, muitos sonhos, muitas lágrimas, mas, sobretudo muitas vitórias. Vocês são campeões porque ali depositam amor todos os dias. Parabéns por serem exemplos para o Espírito Santo, para todos nós e porque não dizer: para todo país”, concluiu.

A supervisora educacional, Márcia Oliveira, representando a secretária municipal de Educação Sayonara Toledo Gil, parabenizou a secretaria de Meio Ambiente e aos proprietários das RPPNs pela iniciativa. “É com grande alegria que a Secretaria de Educação de Guaçuí participa desse evento, temos a esperança que esse livro seja instrumento de propagação da importância das RPPNs na preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e da educação ambiental. Esperamos também, através da educação, explorar ao máximo o livro Cultura e Natureza RPPNs no Espírito Santo criando oportunidades de boas experiências com a natureza colocando nossos alunos em contato direto com ambiente natural proporcionando assim a conscientização da importância de casa um de nós para preservação ambiental”, informou.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabrício Hérick Machado, também estava presente e se mostrou muito grato por participar do lançamento. “Estou muito feliz por estar aqui nessa noite, esse lançamento é muito simbólico para nossa região. Temos uma contribuição nesta publicação, mas é muito pouco comparado ao que os “RPPNistas merecem. Sabemos da importância do trabalho e da dedicação deles, e por muitas vezes eles suprem o trabalho do estado no que diz respeito a preservação conservação e recuperação do meio ambiente”, concluiu.

Já o prefeito Marcos Luiz Jauhar, agradeceu a Editora Bela Vista Cultura e parceiros pelo lançamento de uma obra tão importante que retrata 35 reservas do Estado. “Agradeço por Guaçuí ser premiada por este dia histórico, parabenizo a equipe da secretaria de Meio Ambiente por ter feito os contatos preliminares tornado esse momento uma realidade, bem como apoio fundamental da equipe da secretaria de Educação e todos que contribuem para a importância do desenvolvimento sustentável, deixando um legado material e imaterial para as atuais e futuras gerações”, informou.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaçuí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS