Foram cinco dias de música, comida de qualidade e aprendizado. O Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, movimentou a orla da praia de Cavaleiro entre os dias 6 e 10 de setembro. O feriado prolongado que o turista pode apreciar um dos melhores eventos do interior do Rio de Janeiro. Os organizadores também abriram espaço para sustentabilidade, já que a destinação dos resíduos era feita de forma orientada ao público. Uma iniciativa que coloca Macaé na rota do turismo responsável.

Durante os cinco dias do Festival, de acordo com os organizadores, foram encaminhados cerca de três toneladas de resíduos para a reciclagem. Os materiais eram depositados pelo púbico em lixeiras que orientavam a separação de reciclado e não reciclado, depois recolhidos por uma empresa de Macaé, especializada na destinação do material. No primeiro dia, o visitante chegou a ser incentivado a atitude responsável, recebendo um selo de consciência ambiental.
“Neste festival muitas pessoas circulam, famílias, crianças e a gente consegue estar motivando e promovendo a consciência ambiental. As pessoas vendo que existe lugar de colocar o lixo reciclado e não reciclado, faz a diferença.Aqui é nosso primeiro passo, onde a gente começa todo um trabalho de educação na hora da coleta, depois fica muito mais fácil pra gente mandar para a reciclagem em todos os sentidos”, explica Emanuele Amaral, Gestora Ambiental.
A programação do festival abriu um leque de oções na parte de gastronomia, foram mais de 30 pratos diferentes, para todos os gostos e muitas delícias. Melhor do que comer é também aprender um pouco, quem passou pelo palco da Cozinha Show deixou muita experiência, nomes de renomes da culinária nacional marcaram presença.
“Nós somos o maior festival gastronomico do estado do Rio de janeiro, a gente tem capacidade para atender um público grande, a gente provou isso e não tem muitas filas. Um evento que sabe absorver a quantidade de gente que ele suporta”, afirma André Alcino Neves, Presidente do Polo Gastronomico.

A diversificação de eventos em Macaé tem impressionado quem busca a cidade para o lazer, a mistura de Serra com Mar, possibilta uma gama de passeios supreendentes e quando os eventos são realizados dáum suporte diferenciado a quem visita o município. A cidade semre foi referência em turismo de negócios, mas com tantas belezas impossível não entrar na rota do lazer.
“É um prazer muito grande trabalhar esse tipo de evento, durante o feriadão foi uam grade grande atividades na cidade. Essa preocupação que o evento teve com sustentabilidade mostra que é um tema que está em evidência e a gente tem essa preocupação”, finaliza Léo Anderson, Secretário de Turismo de Macaé.
Confira a matéria completa do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia no canal do Rota Verde no youtube: