Espaço dedicado ao ensino ambiental em Campos

Uma área verde que tem muitos significados. O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares, que fica no bairro Calabouço, em Guarus existe há 15 anos e foi feito por força de Lei. O projeto de educação ambiental é extenso, inclui palestras em escolas, plantio de mudas, coleta de materiais reciclados, conscientização ambiental e visitas técnicas.

Os portões estão sempre abertos para a comunidade, o lugar é uma ótima opção para contemplar a natureza, mas não é só isso, um dos pontos campistas que você pode ter esperança para agir com responsabilidade nas questões ambientais. Não falta conhecimento para as pessoas que buscam principalmente obre reciclagem.

De acordo com Julio Carlos da Silva Junior, gerente de Educação, numa cidade tão grande e importante do Norte Fluminense, as pessoas ainda precisam se conscientizar mais. “Conseguimos passar a informação consciente com um trabalho lúdico e dinâmico, com jogos ambientais mostrando a importante da reutilização e sustentabilidade. A aceitação principalmente das crianças é muito gratificante, além de ser válido para nosso trabalho”, explica Julio.

O Centro que fica num lugar estratégico, a poucos metros do rio Paraíba do Sul do lado de Guarus, tenta mostrar a comunidade principalmente o que a região precisa. No Subdistrito, a Lagoa do Vigário é um dos mananciais mais degradados. O descarte de resíduo ainda é feito de qualquer forma, difícil recuperar a área.

Como em tantos outros setores, o Centro Ambiental também teve que parar as atividades presenciais devido a pandemia do novo coronavírus. “O setor de Educação Ambiental parou as atividades presenciais, seguindo as normas de segurança e a suspensão de aulas das escolas. Continuamos em home Office, só com informações por telefone e e-mails. Estamos marcando presença virtuais em lives sobre educação ambiental”, afirma Julio.

Conheça o lugar:
O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os interessados em conhecer o CEA, tais como escolas que requeiram monitoramento especializado, basta fazer agendamento com 7 dias de antecedência. (Devido a pandemia atividades em home office)

As instituições interessadas em programar uma visita monitorada devem enviar e-mail: gerencia.cea.smda@gmail.com ou ligar para o número do CEA (22) 98175-1534

Anote o endereço:
Av. Senador José Carlos Pereira Pinto, 300 – Pq Calabouço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.