Edital de bolsas-auxílio para reportagens sobre Emergência Climática – Edição Nordeste

O Instituto ClimaInfo, em parceria com o Observatório do Clima e com o apoio do Programa SPIPA(*) através do Instrumento de Parceria da União Europeia e do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) no contexto da Iniciativa Climática Internacional (IKI), oferece 12 bolsas de R$ 8.000,00 cada para a produção de uma reportagem ou de uma série de reportagens online, impressa e/ou audiovisual.

SELEÇÃO
1.1. Inscrições
O processo seletivo será feito por meio deste edital, aberto para inscrições de jornalistas e comunicadores de todo o Brasil, a partir do dia 01/04/22, às 0:00, até o dia 25/04/22, às 23:59 (BRT). Os interessados devem preencher este formulário.

Não serão aceitas inscrições incompletas, enviadas após o prazo ou que não atendam o escopo proposto. O preenchimento completo das informações pedidas no formulário é essencial.

Será aceito apenas um profissional por bolsa.

ANÚNCIO

1.2. Critérios
Os critérios para a seleção são a originalidade, a qualidade da pauta, a capacidade de apuração jornalística e a relevância do assunto para a sociedade. As pautas desta edição devem estar relacionadas à região do Nordeste brasileiro e serem transversais às consequências das mudanças climáticas e/ou soluções e/ou desafios da região em relação à temática.

Serão priorizados (receberão pontos extras) profissionais de comunidades periféricas, comunidades tradicionais, pessoas não-brancas, mulheres e pessoas não-binárias, morando e/ou atuando na imprensa nordestina e/ou que tragam em suas sugestões a transversalidade de questões sociais e climáticas.

Serão analisados para a seleção os seguintes critérios:
• Se a sugestão de pauta está de acordo com os critérios jornalísticos (ineditismo, relevância, abrangência, atualidade e factualidade do assunto);
• Se a/o proponente tem capacidade de produzir a pauta (1 a 5 pontos);
• Se a/o proponente faz parte de um coletivo ou organização de comunicação ou de imprensa periférica e/ou de Povos Tradicionais (mais 1 ponto);
• Se a/o proponente for pessoa declaradamente não-branca (mais 1 ponto);
• Se a/o propoente é mulher ou pessoas transgênero ou gênero não-binário (mais 1 ponto);
• Se a/o proponente reside e/ou atua em algum estado do Nordeste (mais 2 pontos).

Serão selecionados os jornalistas e/ou comunicadores com as 12 maiores pontuações. Em caso de empate, serão selecionados profissionais com maior pontuação nos critérios relacionados à diversidade.

1.3. Divulgação de selecionados
A divulgação dos selecionados será realizada no site do ClimaInfo em 09/05/2022.

EXECUÇÃO
2.1. Curso e mentoria
Os jornalistas e comunicadores selecionados terão de escolher e participar de uma das três edições gratuitas dos Cursos ClimaInfo – PERNAMBUCO, CEARÁ e/ou BAHIA – e ter presença em pelo menos 75% das aulas.

A comissão organizadora, os mentores e os parceiros apoiarão os selecionados durante o processo de apuração com conversas sobre fontes de informações, apoio para entrevistas possíveis e aspectos técnicos de comunicação climática ao longo do processo.

Serão realizadas três sessões de mentoria de até uma hora com profissionais de setores relacionados ao Jornalismo e ao Meio Ambiente.

Após a seleção da pauta, antes de iniciá-la, o jornalista terá um encontro (online) com um profissional de comunicação, na função de editor, quando terá orientações sobre a produção da reportagem. Havendo mais duas outras sessões com profissionais da área.

PAGAMENTO
Após a aprovação da pauta, o jornalista e/ou comunicador receberá 50% do valor da bolsa, devendo agendar a data da primeira sessão de mentoria e escolher qual edição do curso gratuito “Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística” irá participar.

Serão realizadas mais duas sessões de tutoria durante a apuração da matéria, e o jornalista receberá 25% do valor no meio do processo, e os 25% restantes logo após a publicação da reportagem.

PUBLICAÇÃO
Os selecionados devem ter suas reportagens publicadas impreterivelmente até o dia 25/06/2022.

Em caso de dúvidas, entrar em contato, por email, com tatiane.matheus@climainfo.org.br

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS