Dia Mundial da Água vai ser comemorado com reciclagem em Guaçuí

O próximo dia 24 de março (quinta-feira), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estará colocando em prática a quarta fase do Projeto Troca Sustentável

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, onde serão disponibilizadas para trocas 500 mudas de ipês de diversas cores. As pessoas podem trocar resíduos em mudas de ipê, na troca de vinte latinhas de alumínio ou um litro de óleo de cozinha usado, o morador vai receber a árvore para o plantio.

A novidade dessa quarta fase está na inclusão inédita da troca de óleo de cozinha usado, além da opção das latinhas de alumínio usadas nas três fases anteriores. O projeto “Troca Sustentável” visa envolver a sociedade em geral por meio de uma educação ambiental na prática, para dois grandes desafios que é o aumento da cobertura vegetal nas áreas urbana e rural, principalmente em áreas degradadas e áreas de nascentes, bem como estimular o descarte correto do lixo por meio da reciclagem, com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental e gerando renda para Associação de Catadores do município.

Nas três fases anteriores do projeto foram doadas 1.050 mudas e recolhidas 19.400 latinhas de alumínio, que foram encaminhadas para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, o projeto com toda sua simplicidade é um grande sucesso e agora inclui também a troca por óleo de cozinha usado. “Aumentar a cobertura vegetal e estimular o descarte correto do lixo, por meio da reciclagem, é a nossa meta, com o envolvimento e colaboração contínua da população, e esse é o ponto-chave do projeto tendo uma procura imensa”, afirma o secretário.

Local de troca
Praça do Meio Ambiente no bairro Quincas Machado
Dia 24 de março a partir das 09h

Reconhecimento
O projeto foi finalista em dezembro de 2019, do Prêmio Boas Práticas “Senador Gerson Camata”, na categoria Cidade para as Pessoas, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), alcançou o terceiro lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade e recentemente, recebeu a Medalha “Paulo Vinha”, uma homenagem às pessoas e projetos que se destacam na valorização do meio ambiente, dos recursos naturais e na luta pela preservação da biodiversidade.
Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaçuí

Fotos: Roberto Martins.

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS