Dia do Manguezal comemorado nesta terça (26) em Vitória

Data terá grande ação de limpeza e abordagem educativa sobre este importante bioma

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Capital do Espírito Santo, Vitória possui uma das maiores áreas de manguezal em ambiente urbano do Brasil, e para esta terça-feira, 26 de julho, Dia Internacional de Conservação dos Manguezais e Dia Municipal do Manguezal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), elaborou uma programação que inclui uma grande ação de limpeza, abordagem educativa, exposição, mostra e campanha educativa virtual.

Uma grande ação de limpeza no manguezal de Maria Ortiz, está prevista para ser realizada das 8h às 12, por terra e água que envolverá a equipe da Semmam, equipe dos Coletores de Resíduos da Central de Serviços, em conjunto com catadores de caranguejo, Instituto Canal, Engenheiros Sem Fronteira, Polícia Ambiental, comunidade em geral e estudantes da rede municipal.

Os estudantes e professores da EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes realizarão ainda, abordagem educativa em toda orla.

A Exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares”, no Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras, contará com 32 telas do artista Rogério Dalmonech, que retratam o ecossistema. Já no Parque Botânico da Vale, haverá a mostra “Um Olhar sobre o Manguezal de Vitória”.

O município de Vitória possui uma área territorial de aproximadamente 96,54 km2. Deste total, cerca de 12 km2 são compostos por áreas de manguezal. Essas áreas abrigam uma rica diversidade ecológica, social e cultural, que o município vem preservando ao longo dos anos por meio de inúmeras ações socioambientais, dentre as quais vários projetos e ações de Educação Ambiental.

O Projeto “Mangueando na Educação”, desenvolvido desde 2007 pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam, é uma dessas iniciativas e tem como principal objetivo o de promover processos de Educação Ambiental, por meio de uma perspectiva crítica, com intuito de ampliar o nível de conscientização da população quanto à importância da preservação do ecossistema manguezal, considerando suas características ecológicas, socioambientais, culturais e cênicas.

ANÚNCIO

Serviço

Dia do Manguezal / Grande ação de limpeza

Dia: 26 de julho (terça-feira)

Horário: das 8h às 12h

Local: Manguezal de Maria Ortiz / Ponto de encontro: ponto final da Orla de Maria Ortiz/rampa de acesso ao manguezal (Rua Ciro Vieira Cunha).

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS