Pesquisar

Campus São João da Barra e empresas do Porto do Açu lançam o Programa PORTODAS

Compartilhe:

Atrair as mulheres para os seus times operacionais, tradicionalmente de maioria masculina, quebrando os paradigmas profissionais da desigualdade de gênero. Inspirados por este objetivo, três empresas do Complexo Portuário do Açu buscaram o Campus São João da Barra do IFF para construir o PORTODAS, Programa de Qualificação Profissional com foco em mulheres, que foi lançado na segunda-feira, dia 09 de outubro, em cerimônia no próprio Porto do Açu. O evento serviu como boas-vindas às 25 selecionadas, sendo 15 sanjoanenses e 10 campistas, entre as mais de 1.700 candidatas inscritas durante o processo seletivo.

O programa de formação de Assistentes de Operações Portuárias terá duração média de dois meses e duas semanas e será divido em duas etapas: parte teórica, no IFF, e parte prática no complexo portuário pelas empresas Porto do Açu Operações, Brasil Port e Dome. Na capacitação teórica as alunas receberão uma bolsa-auxílio mais benefício. Já na parte prática, as selecionadas receberão salário, benefícios e transporte.

O coordenador do curso, Pedro Araújo, destacou a grande possibilidade de absorção profissional das egressas em função da demanda local: “Este curso vem sendo pensado em conjunto com as empresas para formar e qualificar mulheres para atuação profissional no setor portuário. Formaremos profissionais com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local. Além disso, é uma oportunidade ímpar para contribuir com melhorias para cursos que já ofertamos e abrir trilhas para novas parcerias”.

“O Campus São João da Barra vai além de ser apenas uma instituição de ensino. Nossa jornada é moldada por uma missão de diálogo constante com a comunidade e pelo compromisso contínuo de compreender e atender às demandas de qualificação da sociedade sanjoanense em todas as fases da vida. Desde a capacitação de trabalhadores até o suporte a jovens em situação de vulnerabilidade social e as iniciativas voltadas para a terceira idade, estamos empenhados em oferecer oportunidades educacionais e de qualificação para todos. O Programa PORTODAS é um exemplo concreto desse compromisso, buscando quebrar as barreiras de gênero em um setor tradicionalmente masculino, e promovendo, assim, a igualdade de oportunidades.”, lembrou Allysson Tavares, diretor de Pesquisa e Extensão do campus.

A atuação do campus na área de logística portuária foi destacada pelo diretor-geral, professor Paulo Vidal: “O curso de Assistente de Operações Portuárias vai ao encontro da nova orientação da oferta formativa do Campus São João da Barra aderente às potencialidades locais, que teve início com a oferta do Curso Técnico em Transporte Aquaviário até o planejamento de oferta do Curso Superior em Logística, primeiro curso de graduação da Rede Federal em São João da Barra”.

Além de representantes das empresas do complexo portuário, a solenidade contou com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães; do diretor-geral do Campus São João da Barra, Paulo Vidal; do diretor de Pesquisa e Extensão do Campus São João da Barra, Allysson Tavares; do coordenador do programa, Pedro Araújo; da pedagoga do curso, Alessandra Rocha; da prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, e secretários municipais; do prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, e da primeira-dama, Tassiana Oliveira.

Fonte: Assessoria IFF
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *