Pesquisar

Área próxima a Cachoeira da Amorosa passa por reflorestamento em Conceição de Macabu

Compartilhe:

Durante o mês de setembro, foram feitos plantios de centenas de mudas na região da Cachoeira da Amorosa, em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, do Rio de Janeiro. O poder público tem vontade de transformar o lugar em uma Unidade de Conservação Municipal, mas até isso acontecer, vem trabalhando com a conscientização ambiental dos moradores. A região fica no encontro dos municípios de Conceição de Macabu, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena, bem no limite com a região serrana do estado. Uma área que vem sendo recuperada ao longos dos anos, sendo um dos principais cartões postais da região.

A Cachoeira da Amorosa é formada pelo rio Carukango e está protegida dentro da Área de Proteção Ambiental do Procura, que abrange mais da metade da área do município de Conceição de Macabu. “Aqui faz parte da APA do Procura, já estamos com um projeto para transformar o lugar em um Parque Natural Municipal da Cachoeira da Amorosa que vai trazer um destaque maior, um poder de fiscalização maior, podendo ajudar toda essa região junto com o reflorestamento que estamos fazendo”, explica Thales Riguete, Guarda Ambiental

Acima de onde fica a cachoeira está outra área de preservação, responsável por 70% do abastecimento de água do município, já que tem muitos córregos e nascentes. E se tem vegetação, tem fauna. Foi nessa região que pesquisadores flagraram animais no meio da mata. Eles vivem traquilamente com o que a floresta oferece, as câmeras chegaram a filmar uma onça no lugar.

“A nossa redondeza possui muitas florestas praticamente intocadas, no entando ali pra cima tem uma unidade de conservação e esse reflorestamento é pra isso, para ajudar a fazer corredores ecológicos para os animais circularem aqui de uma forma mais livre. O local hoje que a gente está fazendo esse reflorestamento que é pertinho da cachoeira da amorosa, não cumpre sua função ambiental, sem floresta não tem o habitat do animais”, conta o Guarda Ambiental.

A recuperação de áreas vem acontecendo aos poucos, a maior parte sofreu com as constantes queimadas. Esse ano, a ação do plantio de mudas foi feita por crianças de escolas públicas municipais.

“Estamos trabalhando com as crianças através da nossa equipe técnica, falando do que pode causar incêndio, nós estamos passando pra eles a importância de estar reflorestando, refazendo a natureza, repovando a natureza”, afima o secretário de meio ambiente de Conceição de Macabu, Barcelos Resina.

A área selecionada para o reflorestamento tem cerca de dois hectares, pertence a Área de Proteção Ambiental, mas a vegetação foi bem antropizada devido a pecuária. Para que o plantio recupere realmente o morro, foi feito um estudo que localizou especíes predominantes na região, algumas endêmicas e ameaçadas. Ao todo 70 foram escolhidas. As mudas plantadas vão contribuir para o reaparecimento da fauna e também para o desenvolvimento do processo ecólogico.

Acompanhe a matéria completa sobre o reflorestamento:

Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *