Famílias de colaboradores do Porto do Açu estiveram no espaço que terá base para preservar tartarugas
Sem ainda uma inauguração oficial, a nova sede da Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara, no entorno da Lagoa de Iquipari, no litoral de São João da Barra, já começa a receber visitantes. Famílias de diferentes colaboradores do Porto do Açu estiveram no espaço, no último final de semana, para celebrar o Dia Mundial da Tartaruga Marinha, comemorado no dia 16 de junho.
Com palestras educativas, oficinas lúdicas e atividades de recreação, o evento reforçou a importância do incentivo à conservação desses animais e às boas práticas ambientais.
Organizada dentro da programação do mês do Meio Ambiente, a agenda reuniu representantes da Porto do Açu Operações, Vast, GNA e Ferroport, com apoio do Projeto Tamar – executor do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do complexo portuário.
São 62 km de faixa de areia monitorados diariamente. Em 14 anos de Programa, segundo a Prumo, já são mais de 1 milhão de filhotes liberados ao mar.
Maior unidade de conservação privada do país dedicada ao ecossistema de restinga, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara deve ter sua nova sede aberta a todo o público ainda neste primeiro semestre de 2022, segundo informações do Porto do Açu.
“A nova sede da RPPN Caruara será um legado para a conservação da biodiversidade no Rio de Janeiro e tem por objetivo se tornar um polo de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa na região norte fluminense. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2022”, informou em nota o Porto.
Um dos atrativos do espaço é a nova base do programa de monitoramento de tartarugas marinhas, em parceria com a Fundação Projeto TAMAR.
A Casa do Pesquisador é outro lugar para potencializar e dar suporte a pesquisas científicas sobre o ecossistema de restinga.
A sede será mantida e administrada pela Reserva Ambiental Fazenda Caruara S.A., com visitação gratuita.
Representantes da Prefeitura de São João da Barra e da RPPN Caruara dialogam para a criação do Plano de Uso da área pública da Lagoa de Iquipari, que está localizada junto à Reserva.
Foram dois encontros no mês de maio, abordando o papel que cada secretaria municipal vai desenvolver dentro do processo, além de visita ao espaço a fim de identificar as possibilidades de parcerias e projetos que poderão ser desenvolvidos no local.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, o espaço vai contribuir também para a conscientização da população sobre o uso sustentável dos recursos naturais, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de desfrutar deste bioma.
“Estamos atuando em parceria com o Porto do Açu – responsável pela criação da reserva em 2012 – desde o início e acreditamos na importância do local para o desenvolvimento do turismo ambiental, contribuindo com infraestrutura e projetos que serão atrativos o ano inteiro para a população e visitantes”, destacou a secretária.
Saiba mais sobre a nova sede:
Reserva Caruara terá sede com área de lazer e estudos