Nunca passamos tanto tempo dentro de casa, ficou ainda mais importante o olhar para as coisas simples, os hábitos saudáveis que nos deixam forte e a busca por tranquilidade. No universo da quarentena, que era para durar alguns meses e completou um ano em março de 2021, essa sensibilidade está aflorada e o cuidar se tornou importante, as plantas são muito bem-vindas em casa, ou melhor, necessárias.
A jornalista Mayara Carneiro deu o primeiro passo porque queria muito decorar o apartamento, sentiu que o lugar precisava de “vida”. No começo, ela resolveu colocar as plantas no chão da sala, mas o Lírio da Paz começou a dar sinais que não estava se adaptando ao local escolhido.
“Eu não entendia o motivo. Até que pesquisei e descobri que plantas como ela gostam de sombra, e que algumas pessoas tiveram uma experiência positiva com samambaias no banheiro e decidi colocá-la também. Foi a coisa certa e ela até floresceu! Foi uma alegria sem fim. Eu fiquei tão emocionada e admirada”, lembra a jornalista.
Mas nem tudo foi acerto, a jornalista resolveu colocar uma planta na cozinha e por lá, a espécie não resistiu e acabou morrendo. “Coloquei ela no lugar do nicho do armário da cozinha porque o micro-ondas queimou. Ficou linda e deu uma diferença incrível porque a minha cozinha é cinza. Não sei o que aconteceu que ela acabou morrendo. Nossa, foi muito triste”, explica Mayara.
É um relacionamento sério com as plantas, quem ama todos esses cuidados sabe exatamente o que significa isso, como muda a rotina, incentiva a ler sobre o assunto e até conversar com as pessoas, os mais próximos acabam recebendo presentes que fatalmente são plantas e os lugares ganham mais verde. É uma descoberta que as pessoas gostam de compartilhar, no caso da jornalista Mayara, essa vivência ficou ainda mais fortes quando descobriu que estava com a Covid 19.
“O objetivo de ter uma planta mudou completamente depois que fui diagnosticada com Covid-19. Foram dias horríveis que lidei com dores intensas, fraqueza, falta de expectativa e de ser obrigada a ficar longe da minha filha, que tinha acabado de completar dois anos. A ansiedade aumentou 90% junto com a preocupação e só de olhar para as plantas e conversar com elas, sim eu converso muitas vezes, me fez bem. Um bem diferente porque você não espera isso e depois de conversar com uma bióloga, descobri que é comprovado cientificamente que as plantas e o verde como um todo traz benefícios para o humano além da questão da manutenção do clima. É muito bom e satisfatório e, por isso, não quero perder essa proximidade com a natureza”, lembra Mayara.
Quem nunca teve uma avó, mãe ou mesmo aquela tia apegada as plantas, para cada problema uma espécie diferente que dá uma forcinha. Está na cultura popular e nos costumes de muita gente. “A minha avó sempre teve um quintal grande e com vários tipos de plantas, horta e até cana-de-açúcar, e decidiu me dar uma planta depois de muitos pedidos. Ela é ciumenta com o jardim. Quando vi que a minha planta tinha esse nome e que ela por si só transmite paz, além de tirar as energias ruins da casa fiquei contente porque era ideal para mim. Minha profissão exige muito do pensamento e dependendo do assunto, a gente toma aquela informação como um fardo porque é algo automático e geralmente as notícias não são fáceis”, destaca Mayara, que já disse que vai adaptar o pequeno apartamento às plantas, um jardim vertical está nos planos.
Iluminação: Caso contrário, elas não conseguem realizar a fotossíntese.
Plantas ideais: Espada de São Jorge, Jibóia, Ivy, Cactus, Palmeira-ráfia, Quadro Verde, Mini Jardim Vertical e Pacová.
Decoração: Utilize prateleiras e nichos: para economizar espaço é possível aproveitar alguma parede da residência para instalar nichos e prateleiras, assim é fácil acomodar plantas específicas para ambientes pequenos: cactos ou suculentas, por exemplo.
Vasos: Para aquelas que crescem em vasos é bom manter um prato com areia na base para evitar o vazamento de água ao regar (sem dengue, por favor!), e, também, para manter a umidade por mais tempo; Deixe as plantas sempre perto de janelas para receber ao menos um pouco de luz diariamente.