Vídeos mostram que frio congelou nascentes no Parque Nacional do Caparaó

Registros foram feitos durante subida ao Pico da Bandeira entre o sul Capixaba e MG

O frio chegou com tudo à região do Caparaó e vídeos que circulam na internet mostram que nascentes congelaram no Parque Nacional, entre o Espírito Santo e Minas Gerais.

Em um dos registros, um casal aparece nas imagens surpreso com o fenômeno, quando subia para o Pico da Bandeira. Quem também mostrou os campos geados e a água congelada foi o Jorginho Ecotrilhas, que compartilhou os registros feitos na manhã dessa sexta-feira (20) no perfil do Instagram do @ecotrilhasbrasil (Veja os vídeos na reportagem).

“Nestes mais de 20 anos que eu trabalho de guia aqui no Parque Nacional do Caparaó, eu nunca vi tanto gelo na minha vida. Foi o dia que eu mais vi gelo”, relatou Jorginho ao Rota Verde.

Uma massa de ar polar derrubou as temperaturas no ES e em outros Estados. No vídeo feito pelo casal, é possível ouvir o homem que a gravação foi feita por volta das 11h. A temperatura mínima no local chegou a uma média de 5ºC. Na cidade de Iúna, segundo o Incaper, a temperatura ficou em 8,6 °C.

ANÚNCIO

“Conforme estava previsto pela Coordenação de Meteorologia do Incaper, a madrugada de quinta-feira (19) foi a mais fria do ano, baseado nas medições das estações meteorológicas operadas pela rede de observações meteorológicas do Espírito Santo. A massa de ar de origem polar está avançando sobre o Estado e tem provocado um declínio acentuado nas temperaturas”, destacou Hugo Ramos, coordenador de Meteorologia do Incaper.

Neste sábado (21), o aviso de tempo frio permanece com o nível de atenção devido às condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de declínio acentuado de temperatura, que podem resultar em temperaturas mínimas de até 5,0 °C, inferiores à média climatológica para o mês de maio.

Durante esse período, de acordo com Incaper, as condições são favoráveis para o risco de formação de geada na vegetação.

Para os próximos dias, a tendência é que as temperaturas continuem amenas no Espírito Santo por conta da atuação da massa de ar polar. Mais detalhes sobre a tendência da previsão para os próximos dias podem ser acessados em: meteorologia.incaper.es.gov.br

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ANÚNCIOS