Sisema lança 4ª edição do Prêmio Boas Práticas Ambientais

Tecnologias Sociais e Sustentáveis é o tema da 4ª edição do Prêmio Boas Práticas Ambientais, iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrícos (Sisema), que reúne os órgãos ambientais do Governo de Minas Gerais. O lançamento da premiação ocorreu nesta quinta-feira (24/9), durante evento que integra a Semana Florestal, organizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Neste ano, o prêmio contemplará as categorias “Melhor Prática ou Projeto de Inovação Tecnológica voltado ao Meio Ambiente” e “Melhor Prática ou Projeto de Tecnologia Social com Impactos Positivos no Meio Ambiente”.

O prêmio visa reconhecer, incentivar e divulgar as boas práticas, ações e projetos de conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos no Estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 24 de outubro de 2020. Pessoas físicas e jurídicas podem se inscrever, desde que os projetos inscritos sejam executados em Minas Gerais.

De acordo com a superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Fernanda Wasner, uma das responsáveis pela organização do Prêmio Boas Práticas, a escolha do tema em 2020 se deve à crescente integração de ferramentas tecnológicas nos processos desenvolvidos pelo Sisema.

“Pretendemos, neste ano, reconhecer iniciativas que, assim com temos feito no Sisema, busquem por meio de inovações tecnológicas promover um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Reconhecemos a tecnologia como um grande aliado da preservação ambiental e desenvolvimento sustentável e incentivar o uso de novas ferramentas é fomentar a busca por novas soluções para as questões ambientais”, explicou a superintendente.

Serão premiados seis projetos. São três práticas, em cada uma das duas categorias: Tecnológica voltada ao Meio Ambiente e Tecnologia Social com Impactos Positivos no Meio Ambiente.

O Sisema criou o Prêmio de Boas Práticas Ambientais considerando a necessidade da promoção, do incentivo e do reconhecimento das boas práticas ambientais realizadas pelas pessoas físicas e jurídicas em Minas Gerais. A premiação é realizada anualmente, com uma temática específica em cada edição.

As práticas e projetos são avaliados por uma Comissão Julgadora composta por servidores dos órgãos ambientais do Estado de Minas Gerais – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

O corpo de jurados também pode ser composto por convidados, tais como profissionais renomados e representantes de entidades que atuam na área da temática do prêmio. Os vencedores da premiação recebem o carimbo das Boas Práticas Ambientais que a Semad concede e poderá ser aplicado nas publicações e produtos relacionados ao desenvolvimento das ações de boas práticas ambientais.

 

FONTE: Ascom/Sisema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.