Secretaria de Educação recebe da GNA doação de 1.350 livros sobre a restinga de SJB

Cerimônia de lançamento da obra literária aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26, no Auditório Municipal

Cerimônia de lançamento da obra literária aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26, no Auditório Municipal

A Secretaria de Educação de São João da Barra recebeu a doação de 1.350 exemplares do livro “A Casa de Todos os Ninhos”, lançado nesta quarta-feira, 26, no Auditório Municipal, pela Gás Natural Açu (GNA) em parceria do Instituto Coral Vivo (ICV) e apoio da Prefeitura. A obra literária infantil, que retrata de forma lúdica a biodiversidade das restingas, marca o início do projeto Restinga em Prosa, voltado à conscientização ambiental por meio da arte e da ciência. Na oportunidade houve apresentação de espetáculo teatral inspirado na obra.

“Esses livros vão compor o acervo do Programa Municipal de Leitura, que traz como tema para este ano o desenvolvimento da identidade sanjoanense a partir da cultura, com foco em obras literárias que dialoguem com o contexto histórico, ambiental, cultural e artístico do município. Isso vai fortalecer e dar mais qualidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, fazendo com que o aluno compreenda melhor o mundo ao seu redor”, declarou a secretária Municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

ANÚNCIO

A secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, ressaltou que “São João da Barra é repleto de unidades de conservação que protegem a restinga e ter mais um livro junto ao do escritor André Pinto, que fez a publicação do “Casamento da Restinga”, dentre outros, valorizando o ecossistema local, é muito gratificante.

“Ter mais um livro, sendo este fomentado pela GNA e que enaltece as espécies da fauna e da flora da nossa restinga, é uma forma maravilhosa de continuarmos trabalhando a preservação do meio ambiente no município, trazendo para nossas crianças uma linguagem de educação ambiental rica, acessível e de fácil compreensão”, completou Marcela.

A bióloga da GNA, Luana Mauad, explicou que o livro surgiu através da ideia de dar visibilidade ao ecossistema da região, onde desde 2018 vêm sendo feitos estudos, monitoramento e ações de conservação da biodiversidade. “Reunimos as informações e a parceria com o ICV trouxe as autoras da literatura infantil premiadas Bia Hetzel e Roseana Murray. As informações ganharam vida nas ilustrações de uma outra artista, também premiada, Mariana Massarani. A contracapa foi escrita por Ana Maria Machado, que é uma das maiores autoras desse país e o livro contou ainda com a consultoria científica feita por mim e pela Débora Pires, que é uma das fundadoras do ICV e uma das maiores biólogas do país”, relatou Luana.

Da GNA estiveram presentes no evento o diretor de Implantação e Operação Carlos Baldi, o gerente Geral de Sustentabilidade João Teixeira, a bióloga Luana Mauad, a gerente de Responsabilidade Social Ana Weisz, entre outros funcionários. Da Secretaria Municipal de Educação, a secretária Angélica Rodrigues, o subsecretário Claudio Andrade e a coordenadora geral Janaína Monteiro. Da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a secretária Marcela Toledo, o subsecretário Alex Ramos e a coordenadora Geral Marcelle Terra.

Também participaram o chefe de Gabinete da Prefeitura, Alexandre Magno Estefan, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, além de alunos do 4º e do 5º ano, professores e diretores do Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira.

 

Fonte: Prefeitura de São João da Barra

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS