Pesquisar
show-da-quimica

Projeto Show de Química visita escolas do sul do ES a partir da próxima segunda, 27

Compartilhe:

A partir do dia 27 de novembro, o projeto de extensão Show de Química realiza uma incursão para promover a popularização da ciência em escolas da rede pública estadual de cinco municípios do sul capixaba: Itapemirim (27/11), Presidente Kennedy (28/11), Mimoso do Sul (29/11), Apiacá (30/11) e Muqui (01/12). Além da apresentação do teatro científico durante a manhã, haverá uma palestra instrucional e motivacional pela tarde.

Segundo o coordenador do projeto, professor do Departamento de Química da Ufes Honério Coutinho, o intuito é a disponibilização de conhecimento científico para as comunidades, promovendo a importância das Ciências Básicas para o ensino, com especial destaque para a Química, de forma transversal e alinhadas a problemáticas sociais, ambientais, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
expectativa é que cerca de 1.500 alunos participem das apresentações. Ao final, cada escola receberá gratuitamente o livro Almanaque Show de Química e o kit experimental Show de Química (fotos). Esse material foi desenvolvido pelo projeto e disponibiliza para professores e estudantes mais de 200 experiências que se relacionam com conceitos químicos.

O coordenador do projeto destaca que mais de 210 Shows de Química já foram apresentados em escolas e em eventos para estudantes, tanto da rede básica de ensino quanto de universidades. “Eu creio que essa incursão vai ser bastante promissora e proveitosa para as escolas atendidas, porque vai ser um incentivo educacional na área científica para esses jovens estudantes”, afirma.
Show de Química

Com 30 anos de história, o projeto se compromete em divulgar a ciência, em especial a Química, por meio de atividades lúdicas, experimentais e científicas que constroem uma visão crítica e sustentável. O projeto também tem a proposta de incentivar os alunos para a construção criativa do saber e melhorar o desempenho dos estudantes em programas de avaliação educacional.

O Show da Química recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes). Mais informações estão disponíveis neste site, no Instagram e no canal do YouTube do projeto.

Fonte: Site UFES
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *