O que é ODS?

As ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – são um conjunto de metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com o objetivo de alcançar um mundo mais justo, equilibrado e sustentável até 2030. São um total de 17 objetivos e 169 metas, que abrangem diferentes áreas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, saúde e bem-estar, energia limpa, redução das desigualdades, entre outras.

As ODS foram criadas para serem um guia para todos os países e setores da sociedade em direção a um futuro mais sustentável. Elas são baseadas na ideia de que é possível conciliar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma a garantir um futuro mais próspero e justo para todos. Os objetivos são interdependentes e indivisíveis, o que significa que o progresso em um objetivo pode ter impacto positivo ou negativo em outros.

 

ANÚNCIO

Os 17 objetivos das ODS são:

1. Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Saúde e bem-estar: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Água limpa e saneamento: garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

7. Energia limpa e acessível: garantir o acesso a energia confiável, sustentável, moderna e acessível para todos.

8. Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

9. Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10. Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades sociais, econômicas e regionais dentro e entre países.

11. Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo e produção responsáveis: garantir padrões de consumo e produção sustentáveis.

13. Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança global do clima e seus efeitos.

14. Vida na água: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Vida terrestre: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas.

16. Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS