Pesquisar

O catalisador do seu automóvel pode ser reciclado

“A peça do carro que fica no escapamento funciona como um filtro para tirar gases poluentes do ar, mas quando não funciona o seu papel fica comprometido”.

O catalisador de carro tem uma vida útil, quando dá algum defeito pode ser o vilão daquele problema inesperado no carro. Mas quando é a hora certa de trocar? Especialistas garantem que a perda de potência no motor, o aumento no consumo de gasolina, aqueles barulhos estranhos no escapamento, em alguns casos, a luz da injeção eletrônica acende dando o alerta. Importante saber que o catalisador tem uma vida útil de cinco anos, ou mesmo, 80 mil quilômetros rodados.

Alguns desses defeitos acontecem porque existe um derretimento parcial de parte da cerâmica que fica dentro da estrutura de ferro. Não é fácil detectar o problema porque a reserva de oxigênio permanece dentro da peça. Os mecânicos aconselham que os motoristas tenham cuidado na hora de abastecer, para assegurar a durabilidade do catalisador. Além disso, a boa manutenção do veículo, com revisões de acordo com o plano previsto no manual, também é fundamental.

ANÚNCIO

O que é o catalisador?

Ele chegou ao Brasil nos anos 90 e rapidamente se proliferou. Nos dias de hoje, está presente em todos os tipos de veículos: de motocicletas e automóveis até ônibus e caminhões. É o catalisador, peça fundamental para reduzir os níveis de emissões de poluentes. Sendo um agente ambiental muito importante para combater a poluição do ar, já que vivemos em um mundo que a frota de veículos movidos a energia fóssil, vem aumentando ao longo dos anos.

Quimicamente falando, a função do catalisador é transformar gases nocivos, como Óxidos de Nitrogênio (NOx), Monóxido de Carbono (CO) e Hidrocarbonetos (HC), em substâncias inofensivas, entre as quais Dióxido de Carbono (CO₂), Nitrogênio (N₂) e água (H₂O). De acordo com as montadoras de veículos, até 98% dos tóxicos emitidos pelo funcionamento do motor deixam de oferecer risco à saúde graças à ação do catalisador.

Catalisador é reciclado

Se o catalisador deu problema e não há mais como reutiliza-lo no carro, a parte cerâmica pode ser reciclada e vendida para empresas desse ramo. Uma maneira ambientalmente correta de fazer, para não jogar os metais contidos na cerâmica no meio ambiente, mas também de capitalizar recursos para a compra de uma nova peça.

No interior do estado do Rio de Janeiro, a empresa Caparaó Reciclagem é especialista em sucata automotiva há mais de 10 anos. O pó da cerâmica é analisado com um equipamento minucioso ou mesmo, a numeração da peça é checada, cada material tem o seu valor no mercado, podendo variar de R$ 200,00 a R$ 1.000,00.

Onde vender?

Caparaó Reciclagem 22 99945 2060
caparaoreciclagem@gmail.com
@caparaoreciclagem

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS