Livro detalha as Reservas Particulares do Espírito Santo

Um livro documental cheio de conteúdo de qualidade e informações que as pessoas não têm muito acesso no Espírito Santo. Profissionais da área ambiental percorreram 2.600 quilômetros, passando por 19 municípios para registrar as histórias de 37 Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs). Eles foram em busca de informações e registros visuais e vivenciais, junto aos proprietários destas Unidades de Conservação em terras privadas. O livro “Cultura e Natureza: RPPNs do Espírito Santo” mostram a paixão que as pessoas tem em preservar.

“O nosso livro tem como objetivo divulgar essas Reservas Capixabas e a história das pessoas que a elas se dedicam, visando difundir a importância de ações em prol da conservação voluntária do Meio Ambiente” destaca o representante da Associação Capixaba de Patrimônio Natural (ACPN), Sebastião Alves.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação privada, cujo proprietário voluntariamente decide proteger uma área em caráter perpétuo, deixando um legado para as gerações futuras. Essa prática tem crescido muito no Espírito Santo e acaba estimulando outros estados, a também focarem nessa preservação.

Pré-venda

Desde janeiro começou a divulgação do livro, o objetivo da pré-venda é obter recursos para aumentar a tiragem total a ser impressa, para que seja possível atingir um número maior de escolas, professores e estudantes a receberem exemplares a serem doados gratuitamente pelo projeto. Somente durante a pré-venda a obra será disponibilizada em forma de kits que contemplam algumas vantagens.

“Tudo pela Conservação Voluntária da Natureza. Este Livro será um bom legado para os pequeninos que vierem depois”, comenta Sebastião Alves. A expedição foi realizada durante o mês de julho de 2021.

“Foi um trabalho de campo muito gratificante. Primeiro pela beleza das paisagens, com suas montanhas, matas, praias e rios. Segundo, pelo lado humano – os donos das RPPNs nos atenderam com uma hospitalidade difícil de esquecer. Agora, nosso desafio é retribuir esse carinho e mostrar toda essa riqueza ao leitor”, disse Sérgio Simões, coordenador editorial da Bela Vista Cultural.

A publicação faz parte do projeto cultural “Cultura e Natureza – Áreas Protegidas do Espírito Santo: RPPNs”, que conta com patrocínio das empresas Águia Branca e Decolores, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Compre o livro:

“Cultura e Natureza: RPPNs do Espírito Santo”: https://www.catarse.me/rppnsdoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.