Na quarta-feira (26/4), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu um encontro técnico sobre o uso do hidrogênio verde na produção de energia sustentável, no auditório da sede do órgão ambiental, no Centro da capital fluminense. Com a participação da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), a reunião buscou discutir a potencialidade do estado no tema, bem como os desafios a serem enfrentados.
O hidrogênio verde é produzido por meio da eletrólise da água cuja eletricidade é advinda de fontes de energia renováveis, como eólica, fotovoltaica e hidrelétrica. “O estado do Rio de Janeiro possui grande potencial nesse tema, o que pode contribuir significativamente para a transição energética no país e nos aproximar do desenvolvimento sustentável em nível local e nacional”, apontou o presidente do Inea, Philipe Campello.
O evento foi promovido pelo grupo de trabalho do Inea para o incentivo à produção de hidrogênio sustentável no âmbito do licenciamento ambiental. A iniciativa é uma oportunidade para discutir os novos meios de desenvolvimento sustentável ancorados na transição energética e a contribuição fluminense nesta temática. O grupo se reúne uma vez por mês para debater e se adaptar às novas tecnologias e inovações na área.
“Encontros como esses trazem mais dinamismo e integração com diversos setores da sociedade e, por isso, pretendemos realizá-los com mais frequência, de forma a disseminar essa nova potencialidade energética”, afirmou o coordenador do GT e chefe de serviço de Estudos e Projetos Estratégicos da Coordenadoria de Estudos Ambientais do Inea, Breno Pantoja.
A reunião contou com a presença do subsecretário adjunto de Energia da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), Daniel Lamassa, do superintendente de Energias Limpas da Seenemar, Sérgio Coelho, do subsecretário Técnico de Energia e Economia do Mar da Seenemar, Felipe Peixoto, bem como com a participação do público inscrito com contribuição técnica e esclarecimento de dúvidas.
Fonte: INEA