Pesquisar

Iema realiza aula prática de ferramentas para o bem-estar de animais silvestres

Mais uma etapa da capacitação “Enriquecimento, ambientação e condicionamento animal como ferramentas para o bem-estar de animais mantidos sob cuidados humanos” foi realizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Nesta quarta-feira (03), foi a vez dos participantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo técnicas para o bem-estar de animais do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) do Iema.

ANÚNCIO

“Os participantes desenvolveram técnicas de enriquecimento para os grupos de animais que temos aqui. O enriquecimento, basicamente, consiste em oferecer novidades para estimular o cognitivo, social, sensorial e físico dos animaissilvestres em tratamento”, destacou a servidora que atua na Coordenação de Fauna do Iema, Julia Medeiros, responsável por ministrar a capacitação.

Julia Medeiros explicou ainda que como esses animais estão em tratamento em cativeiro, num ambiente previsível, o enriquecimento permite oferecer condições mais próximas ao habitat natural deles. “As técnicas dão oportunidades de escolha para o animal, fazendo tirar a previsibilidade do cativeiro”, explicou a servidora.

Um dos exemplos aplicados foi com um cachorro do mato em tratamento, que em cativeiro tem recebido o alimento em potinhos. O grupo desenvolveu um material com galhos e cano de PVC, onde escondeu alimento, para que o animal tenha que se esforçar para conseguir comer. Também foram aplicadas técnicas de enriquecimento com uma coruja e com tartarugas marinhas.

Participaram da capacitação os colaboradores do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), que operacionalizam o Cetras do Iema.

 

Fonte: Assessoria IEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS