Pesquisar

Estudantes de Meio Ambiente do IFF têm sábado letivo com aula de campo na Restinga de Maricá

Compartilhe:

Sábado letivo com aula de campo, neste 30 de setembro, para os estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. A turma participou de uma atividade externa sobre Geomorfologia e Hidrologia, ministrada pela professora e coordenadora da Licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Thais Baptista Rocha, e com a participação dos professores da área de Geografia do IFF Maricá, Mendel Aleluia e Tassia Cordeiro.

O ponto de partida foi a Restinga de Maricá, Área de Proteção Ambiental localizada entre os bairros de Itaipuaçu e Barra, onde os alunos puderam conhecer mais profundamente e de forma prática aspectos como as irregularidades do relevo e as movimentações das águas da lagoa e do mar na região.

“Esse momento do trabalho de campo é aquele em que a gente pega os conhecimentos de dentro de sala de aula e vai aplicar num ambiente externo. É um momento fundamental e muito lúdico para os estudantes. Hoje, eles vivenciaram a relação entre os fatores bióticos, como vegetação, fauna e flora, e os abióticos, como rochas, relevos e solos, num exemplo excelente que é a restinga. E também puderam ver a interação de como esses ambientes costeiros estão pressionados por processos de ocupação, além de discutirem elementos, por exemplo, de como essa paisagem seguirá mais pressionada num cenário de mudanças climáticas globais. Esse conhecimento acende um sinal de alerta neles. Então, pedagogicamente falando, a saída da sala de aula para o trabalho de campo é muito importante”, ressaltou a professora.

Após percorrer diversos pontos da restinga e atentos às explicações da professora convidada para essa atividade especial, a turma de Meio Ambiente pegou novamente a estrada, dessa vez rumo ao bairro de Ponta Negra, onde o grupo visitou o mirante situado no Farol de Ponta Negra e pôde observar a faixa litorânea de Maricá, além das formações rochosas da região.

“Acordar cedo num sábado para vir estudar não costuma ser motivo de alegria, mas dessa vez foi muito bom. Nossa turma já havia visitado a Restinga de Maricá no ano passado e, agora, retornamos com ainda mais conteúdo e tendo a oportunidade de nos aprofundar em tópicos muito importantes como relevo e movimentação das marés, por exemplo”, contou a estudante Kayanne Delfino.

Para o professor da turma de 2º ano de Meio Ambiente e diretor de Ensino do IFF Maricá, Mendel Aleluia, o trabalho de campo é importante para várias disciplinas do curso, mas em Geomorfologia e Hidrologia se faz fundamental para que os estudantes possam visualizar in loco as temáticas estudadas em sala de aula.

“Maricá é uma grande fonte de locais de importância geomorfológica e, especificamente hoje, tratamos sobre a Geomorfologia Costeira. Fizemos o convite para uma especialista na área, que é a professora Thaís Baptista, e ela transformou uma manhã de sábado numa manhã de bastante aprendizado. Foi, de fato, uma atividade muito rica, que certamente faremos muitas outras vezes e que vai engrandecer o repertório de nossos estudantes”, destacou o professor.

Fonte: Ascom IFF
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *