Pesquisar
escova-de-dente

Escova de dente é reciclada?

Compartilhe:

Na teoria a parte plástica da escova, ou seja, o cabo é reciclado, mas na prática milhões de escovas de dentes todos os anos seguem para os aterros sanitários porque o produto não tem “reciclabilidade” que é valor no mercado. O grande impasse das empresas de reciclagem que é a falta de incentivo nos preços dos materiais.

De acordo com especialistas do setor de reciclagem, qualquer produto feito com diferentes materiais torna o processo mais caro e complexo, uma vez que é necessário separar esses componentes, seja de forma manual ou mecânica. Infelizmente o Brasil, tem carência de equipamentos para beneficiamento de alguns materiais.

Para seguir ao pé da letra as questões de higiene bucal, os dentistas garantem que o ideal é trocar de escova de dente a cada três meses, se multiplicarmos isso vai dar uma quantia alta. Mas como podemos reduzir sem comprometer a saúde?

Alternativas sustentáveis

Optar por escovas de dente sustentáveis vai reduzir um pouco esse impacto ambiental, já existem opções excelentes no mercado, com preços acessíveis, que são produzidas de forma mais sustentável e com materiais recicláveis ou biodegradáveis.

É fundamental ter a certeza da origem do produto, para que exista a certeza da redução de impactos. Com a lei da logística reversa, os fabricantes precisam também a buscarem posições do mercado e projetos, que incentivem a reciclagem. Atenção a algumas sugestões:

Escovas de dentes de bambu: As escovas de dentes feitas de bambu são uma alternativa popular e ecológica. O bambu é um recurso renovável e biodegradável. Essas escovas costumam ter cerdas de nylon livre de BPA (bisfenol A) e podem ser compostadas após o uso.

Escovas de dentes de plástico reciclado: Algumas empresas fabricam escovas de dentes usando plástico reciclado, geralmente proveniente de garrafas PET. Essa opção ajuda a reduzir a quantidade de plástico descartado no meio ambiente.

Escovas de dentes de materiais biodegradáveis: Há também escovas de dentes feitas com materiais biodegradáveis, como celulose ou PLA (ácido polilático), um bioplástico derivado de fontes renováveis, como o amido de milho.

Escovas de dentes elétricas recarregáveis: Em vez de usar escovas de dentes descartáveis, você pode optar por escovas de dentes elétricas recarregáveis. Elas geralmente têm uma vida útil mais longa e reduzem o desperdício de plástico associado às escovas tradicionais.

Escovas de dentes de cerdas substituíveis: Algumas marcas oferecem escovas de dentes com cabos duráveis e cerdas substituíveis. Isso permite que você troque apenas as cerdas quando estiverem gastas, reduzindo a quantidade de resíduos gerados.

Não esqueça de sempre fazer essa pergunta: qual a pegada que quer deixar no planeta?

Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *