Com o mundo crescendo a um ritmo difícil de igualar, a crescente necessidade de espaço está se tornando uma área de preocupação. Com uma necessidade desesperada de terra para agricultura, indústria e, mais importante, requisitos urbanos para conter as cidades e sua população crescente , ocorre uma ação direta que passamos a reconhecer como “Desmatamento”.
Desmatamento, em termos simples, significa a derrubada de cobertura florestal ou plantações de árvores para acomodar o uso agrícola, industrial ou urbano. Envolve o fim permanente da cobertura florestal para tornar essa terra disponível para fins residenciais, comerciais ou industriais.
De acordo com a Wikipédia :
“Desmatamento ou corte raso é a remoção de uma floresta ou povoamento de árvores da terra que é então convertida em um uso não florestal. O desmatamento pode envolver a conversão de terras florestais em fazendas ou uso urbano. O desmatamento mais concentrado ocorre nas florestas tropicais .”
Ao longo do último século, a cobertura florestal em todo o mundo foi significativamente comprometida, deixando a cobertura verde para uma baixa histórica de cerca de 30%. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 18 milhões de acres (7,3 milhões de hectares) de floresta são perdidos a cada ano.
O desmatamento também pode ser visto como a remoção de florestas levando a diversos desequilíbrios, tanto ecológicos quanto ambientais. O que torna o desmatamento alarmante são os efeitos imediatos e de longo prazo que ele infligirá se continuar no ritmo atual. Algumas previsões afirmam que as florestas tropicais do mundo serão erradicadas se o desmatamento continuar no ritmo atual.
O desmatamento ocorre devido a vários motivos. Para ter uma visão clara, poderíamos incluir a necessidade de dinheiro, tanto em termos de rentabilidade quanto de prover a própria família na maioria dos cenários, juntamente com a falta ou inexistência de leis florestais, necessidade de espaço de terra para habitação etc. lista de outros usos.
Embora atribuído principalmente ao uso agrícola ou pastoril, os agricultores geralmente cortam árvores para aumentar o espaço para cultivo e como terra de forragem para pastagem e gado sobrevivente. Todo o conceito de agricultura de ‘corte e queima’ é usado para indicar esse mesmo processo em que os agricultores empregam a cadeia de ações acima para seus propósitos.
1. Atividades Agrícolas
Como mencionado anteriormente na visão geral, as atividades agrícolas são um dos fatores significativos que afetam o desmatamento. Segundo a FAO, a agricultura é responsável por cerca de 80% do desmatamento.
Devido à crescente demanda por produtos alimentícios, uma enorme quantidade de árvores é derrubada para o cultivo, e 33% do desmatamento causado pela agricultura é devido à agricultura de subsistência.
2. Pecuária
Acredita-se que a pecuária seja responsável por cerca de 14% do desmatamento global. Os agricultores muitas vezes limpam a terra cortando árvores e queimando-as para criar gado e cultivar alimentos. Eles continuam a usar a propriedade até que o solo esteja completamente degradado e repetem o mesmo processo em novas matas.
Eventualmente, ela será reflorestada, mas levará muitos anos para retornar à sua condição original. Surpreendentemente, nos últimos 40 anos, a área florestal foi reduzida em quase 40% e, durante o mesmo período, as áreas de pastagem e as populações de gado cresceram significativa e rapidamente.
3. Extração ilegal de madeira
Além disso, as indústrias de madeira, como papel, palitos de fósforo, móveis, etc. também precisam de uma quantidade substancial de fornecimento de madeira. A madeira é usada como combustível, direta e indiretamente.
Portanto, as árvores são cortadas para atender a demanda por suprimentos. A lenha e o carvão são exemplos de uso da madeira como combustível. Algumas dessas indústrias prosperam com o corte ilegal de madeira e a derrubada de árvores.
4. Urbanização
Além disso, para ter acesso a essas florestas, é feita a construção de estradas ; aqui novamente, as árvores são cortadas para construir estradas. A superpopulação também afeta diretamente as coberturas florestais, pois com a expansão das cidades, mais terras são necessárias para estabelecer moradias e assentamentos. Portanto, a terra da floresta é recuperada.
5. Desertificação da Terra
Alguns dos outros fatores que levam ao desmatamento também são parcialmente naturais e parcialmente antropogênicos, como a desertificação da terra. Ocorre devido ao abuso da terra, tornando-a imprópria para o crescimento de árvores. Muitas indústrias petroquímicas lançam seus resíduos nos rios, o que resulta na erosão do solo e o torna impróprio para o cultivo de plantas e árvores.
6. Mineração
A mineração de petróleo e carvão requer uma quantidade considerável de terras florestais. Além disso, estradas e rodovias precisam ser construídas para dar lugar a caminhões e outros equipamentos. O lixo que sai da mineração polui o meio ambiente e afeta as espécies próximas.
7. Incêndios Florestais
Outro exemplo válido seriam os incêndios florestais ; centenas de árvores são perdidas a cada ano devido a incêndios florestais em várias partes do mundo. Isso acontece devido a verões extremamente quentes e invernos mais amenos. Os incêndios, sejam causados pelo homem ou pela natureza, resultam em uma perda maciça de cobertura florestal.
8. Papel
De acordo com a Environment Paper Network, o papel jogado fora a cada ano representa aproximadamente 640 milhões de árvores. América, China, Canadá, Japão, constituem mais do que a produção mundial de papel, ou seja, 400 milhões de toneladas por ano.
Se reciclássemos, isso poderia evitar que 27,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono fossem para a atmosfera. Permitimos que as florestas continuem a ser um ecossistema favorável e habitat de vida selvagem se usarmos papel reciclado.
9. Superpopulação
A superpopulação exige mais terra para estabelecer moradias e assentamentos. Gera uma necessidade significativa de alimentos e terras agrícolas para cultivar alimentos e criar gado. Requer automaticamente muito mais estradas e rodovias para transporte e comunicação – tudo isso resulta em desmatamento. As indústrias madeireiras cortam árvores para móveis, papel, materiais de construção e muitos outros produtos.
Além disso, a crescente população humana está diretamente ligada ao desmatamento. Portanto, torna-se quase essencial comprar de empresas sustentáveis que trabalham ativamente contra o desmatamento.
1. Desequilíbrio Climático e Mudança Climática
O desmatamento também afeta o clima de muitas maneiras. As florestas são os pulmões do nosso planeta. As árvores absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio e vapor de água no ar, e é por isso que as florestas tropicais são extremamente úmidas.
As árvores também fornecem sombra que mantém o solo úmido. Tudo isso está comprometido com a falta de árvores. Isso leva ao desequilíbrio na temperatura atmosférica, clima mais seco, dificultando ainda mais as condições para a ecologia que leva às mudanças climáticas.
Vários animais e espécies de plantas que formam a flora e a fauna em todo o mundo estão amplamente acostumados ao seu habitat natural. Portanto, o desmatamento aleatório de florestas tornaria muito difícil para eles sobreviverem ou mudarem de seu ambiente nativo ou se adaptarem a novos habitats.
Quando uma floresta é derrubada, os níveis de umidade diminuem e fazem com que as plantas restantes sequem. A seca das florestas tropicais aumenta os danos causados pelo fogo, que destroem as florestas rapidamente e prejudicam os animais selvagens e os seres humanos.
Florestas e clima estão intrinsecamente ligados. A perda e a degradação das florestas são tanto uma causa quanto um efeito de nosso clima em mudança. Ao mesmo tempo, o desmatamento se autoperpetua.
Portanto, essas ocorrências são perigosas e alimentam ainda mais o desmatamento. Além disso, a perda de árvores permite que inundações, erosão do solo, desertificação e temperaturas mais altas ocorram de forma mais rápida e exponencial.
2. Aumento do Aquecimento Global
As árvores desempenham um papel importante no controle do aquecimento global. As árvores utilizam gases de efeito estufa, restabelecendo o equilíbrio na atmosfera. Com o desmatamento constante, a proporção de gases de efeito estufa na atmosfera aumentou, aumentando nossos problemas de aquecimento global.
3. Aumento das Emissões de Gases de Efeito Estufa
As florestas ajudam a mitigar o dióxido de carbono e outras emissões tóxicas de gases de efeito estufa. No entanto, uma vez que são cortados, queimados ou removidos, eles se tornam fontes de carbono.
Estima-se que o desmatamento seja responsável por cerca de 20% das emissões de gases de efeito estufa e, devido ao desmatamento tropical, 1,5 bilhão de toneladas de carbono são liberadas todos os anos na atmosfera.
4. Erosão do Solo
As árvores também são cruciais para nossos ciclos hídricos locais, pois continuam retornando o vapor de água para a atmosfera. O solo permanece úmido à medida que a água da chuva se infiltra no solo.
O solo fértil é mantido no lugar por intrincadas estruturas radiculares de muitas camadas de árvores. Com a retirada da cobertura arbórea, o terreno fica exposto diretamente ao sol, tornando-o seco.
Sem árvores, a erosão geralmente ocorre e varre a terra para rios e córregos próximos. As florestas servem como plantas de purificação de água da natureza. A erosão do solo deixa o solo exposto a contaminantes que se infiltram no abastecimento de água, o que prejudica a qualidade de nossa água potável.
5. Inundações
Quando chove, as árvores absorvem e armazenam uma grande quantidade de água com a ajuda de suas raízes. Quando eles são cortados, o fluxo de água é interrompido e o solo perde sua capacidade de reter água. Isso leva a inundações em algumas áreas e secas em outras.
6. Extinção da Vida Selvagem e Perda de Habitat
Devido à queda maciça de árvores, várias espécies de animais são perdidas. Eles perdem seu habitat e também são forçados a se mudar para um novo local. Muitos deles são até levados à extinção.
Nosso mundo perdeu inúmeras espécies de plantas e animais nas últimas duas décadas. Um estudo da Amazônia brasileira prevê que até 90% das extinções previstas ocorrerão até os próximos 40 anos.
7. Oceanos Ácidos
O aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera devido ao desmatamento e à queima de combustíveis fósseis tornam nossos oceanos mais ácidos. Desde a Revolução Industrial, as praias já são 30% mais ácidas, colocando espécies e ecossistemas oceânicos em risco extremo.
8. O Declínio da Qualidade de Vida das Pessoas
Milhões de pessoas em todo o mundo dependem das florestas para caça, agricultura de pequena escala, coleta e medicina. Materiais que usamos no dia a dia, como látex, cortiça, frutas, nozes, óleos naturais e resinas, são encontrados nas florestas tropicais.
O desmatamento atrapalha a vida de milhões de pessoas. No Sudeste Asiático, o desmatamento contribuiu para o conflito social e a migração. Pessoas pobres do Brasil foram atraídas de suas aldeias para plantações de soja, onde são abusadas e forçadas sob a mira de armas a trabalhar em condições desumanas.
9. Insegurança Alimentar no Futuro
O desmatamento para alimentação pode resultar em insegurança alimentar no futuro. Atualmente, 52% de todas as terras utilizadas para a produção de alimentos são moderada ou severamente impactadas pela erosão do solo. A longo prazo, a falta de solo fértil pode levar a baixos rendimentos e insegurança alimentar.
10. Perda de Biodiversidade
O desmatamento leva a uma enorme perda de biodiversidade. Cerca de 80% da biodiversidade global está localizada em florestas tropicais. As florestas não apenas fornecem habitats para a vida selvagem, mas também promovem a conservação medicinal.
A floresta atua como um meio crítico para preservar a grande variedade de espécies. Também destrói a comunidade microbiana responsável pela produção de água limpa, remoção de poluentes e reciclagem de nutrientes.
1. Regulamentos Governamentais
A melhor solução para o desmatamento é coibir a derrubada de árvores, aplicando uma série de regras e leis para governá-lo. O desmatamento no cenário atual pode ter diminuído; no entanto, seria muito cedo para supor.
A natureza geradora de dinheiro dos recursos florestais pode ser tentadora o suficiente para que o desmatamento continue.
2. Proibição do corte raso de florestas
Isso irá conter o esgotamento total da cobertura florestal. É uma solução prática e muito viável.
3. Reflorestamento e Florestamento
Terras desfolhadas de sua cobertura arbórea para assentamentos urbanos devem ser instadas a plantar árvores nas proximidades e substituir as árvores cortadas. Além disso, o corte deve ser substituído pelo plantio de árvores jovens para substituir as mais velhas que foram cortadas.
As árvores estão sendo plantadas em várias iniciativas todos os anos, mas ainda não correspondem aos números das que já perdemos.
4. Reduzir o Consumo de Papel
O seu consumo diário de papel inclui papel de impressão, cadernos, guardanapos, papel higiénico, etc. Procure reduzir o consumo, reduzir o desperdício de papel e optar também por produtos de papel reciclado.
Simplifique a vida, como imprimir/escrever nos dois lados do papel, usando menos papel higiênico, evitando pratos de papel e guardanapos e, sempre que possível, sem papel.
5. Eduque os outros
Ainda assim, muitos desconhecem totalmente o problema do aquecimento global que estamos enfrentando. Eduque seus amigos, familiares e comunidade compartilhando os fatos do desmatamento e suas causas e efeitos. Você pode causar impacto!
6. Coma menos carne
A pecuária tornou-se uma das principais causas do desmatamento. Tente comer menos carne. Pode ser difícil para algumas pessoas tentarem. No entanto, comer menos carne, mesmo que seja apenas uma refeição por dia, também causará um impacto extremo no meio ambiente.
7. Compra de empresas sustentáveis e amigas da floresta
Procure comprar de empresas comprometidas com a redução do desmatamento. Asian Pulp and Paper, Disney, L’Oreal, Hershey, Unilever, Willmar International são livres de desmatamento.
8. Reduzir o consumo de produtos propensos ao desmatamento
O óleo de palma é um ingrediente comum em absolutamente tudo que vemos ao nosso redor. Crie o hábito simples de dar uma olhada rápida nos ingredientes. A soja é outro hotspot de desmatamento.
Tente encontrar formas de reduzir o consumo ou opte por produtos de soja orgânicos e locais e, se possível, evite-os completamente.