Pesquisar

Causas, Efeitos e Soluções para as Secas

Os dez anos mais quentes já registrados ocorreram desde 2005 isso acontece devido ao aquecimento global que só aumenta.

Compartilhe:

Causas, Efeitos e Soluções para as Secas

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) relata que os dez anos mais quentes já registrados ocorreram desde 2005, com sete dos dez ocorrendo desde 2014.

Este é o fenômeno geral conhecido como aquecimento global e é causado pelos danos à atmosfera e ao meio ambiente e é visto como catastrófico.

Uma das consequências do aquecimento global são as secas. As secas existem há milênios, mas com as tendências do aquecimento global e das mudanças climáticas, mais secas serão testemunhadas e mais calamidades se seguirão.

Este artigo analisa as secas, suas causas, efeitos e possíveis soluções .

ANÚNCIO

O que é uma Seca?

O United States Geological Survey (USGS) define a seca como um período de condições mais secas do que o normal que resulta em problemas relacionados à água. A seca é caracterizada pela falta de precipitação, como chuva, neve ou granizo, por um período prolongado, resultando em escassez de água .

A precipitação média é baixa, mesmo que a quantidade de precipitação em um determinado local varie de ano para ano.

As plantas morrem quando os solos secam por causa de pouca ou nenhuma chuva. Quando o nível de chuva é menor do que o normal por semanas a anos, o fluxo do riacho diminui, os níveis de água nos lagos e reservatórios caem e a profundidade da água nos poços aumenta.

Quando esse clima seco persiste e os problemas de abastecimento de água se desenvolvem, o período seco torna-se uma seca. As secas afetam mais pessoas globalmente do que qualquer outro desastre natural .

Além disso, ao contrário de outros desastres naturais, todos eles anunciam sua chegada, são grandes e geram destruição no impacto e mesmo depois de passados, mas as secas são diferentes. Eles não fazem uma grande entrada e o início de uma seca pode até ser confundido com um pouco de seca.

"aquecimento global"

Seus efeitos aumentam com o tempo e deixam um rastro de destruição tão perigoso e mortal quanto qualquer outro evento climático extremo. O que também é grave nas secas é que elas não desaparecem imediatamente e, de fato, afetaram mais pessoas nas últimas quatro décadas do que qualquer outro tipo de desastre natural.

Além disso, ao contrário de outros desastres naturais, as secas podem ser ocasionadas pela atividade humana . Bem, eles podem ocorrer naturalmente, mas a atividade humana, como o uso e o manejo da água, pode exacerbar as condições de seca.

As secas são categorizadas de acordo com a forma como se desenvolvem e os tipos de impacto que têm. As secas meteorológicas ocorrem quando as chuvas de uma região ficam muito aquém das expectativas. Isso resulta em uma grande faixa de terra seca e rachada.

As secas agrícolas são ocasionadas por tendências agrícolas, quando o abastecimento de água disponível não pode atender às necessidades das culturas ou do gado em um determinado momento. Esse tipo de seca pode resultar de secas meteorológicas, acesso reduzido ao abastecimento de água ou simplesmente falta de tempo.

Por exemplo, quando o derretimento da neve ocorre antes do escoamento é mais necessário para hidratar as plantações. Por fim, temos as secas hidrológicas, que ocorrem quando a falta de chuva persiste por tempo suficiente para esgotar as águas superficiais, como rios, reservatórios ou córregos, bem como os suprimentos de água subterrânea .

Várias Causas da Seca

1. Causas naturais

Algumas secas ocorreram naturalmente, assolando a humanidade durante grande parte de nossa história. Até recentemente, as secas naturais eram frequentemente fenômenos naturais desencadeados por padrões climáticos cíclicos, como a quantidade de umidade e calor no ar, terra e mar.

2. Padrões climáticos alterados

A distribuição das chuvas ao redor do mundo também pode ser afetada pela forma como o ar circula pela atmosfera. Quando há uma anomalia nas temperaturas de superfície, principalmente sobre o mar, os padrões de circulação do ar são alterados.

Isso muda como e onde a precipitação cai em todo o mundo e os novos padrões climáticos provavelmente dessincronizarão a oferta e a demanda de água, como é o caso quando o degelo mais cedo do que o normal reduz a quantidade de água disponível para as plantações no verão.

3. Excesso de demandas de água

A seca também pode resultar de um desequilíbrio na oferta e demanda de água. À medida que a população humana global continua a aumentar e as práticas agrícolas intensivas continuam a ser empregadas, mais água é necessária para sustentar a raça humana, bem como as práticas agrícolas .

Isso continua pesando na balança, tornando as secas uma realidade a cada dia que passa. Um estudo estimou que, entre 1960 e 2010, o consumo humano de água aumentou a frequência de secas na América do Norte em 25%.

A situação é agravada pela diminuição das chuvas, obrigando as pessoas a bombear mais água dos rios, aquíferos e reservatórios. Isso esgota recursos hídricos valiosos que podem levar anos para serem reabastecidos e podem afetar permanentemente a disponibilidade futura de água.

Ao mesmo tempo, a demanda por água fornecida por lagos e rios a montante, principalmente na forma de irrigação e hidrelétricas, leva à diminuição ou ressecamento das fontes de água a jusante, contribuindo ainda mais para a seca em outras regiões

4. Desmatamento e degradação do solo

Árvores e plantas são importantes porque liberam umidade para a atmosfera, resultando na formação de nuvens e na queda de chuvas, devolvendo a umidade ao solo. Infelizmente, a raça humana é a melhor em destruir esses recursos naturais .

Quando as florestas e a vegetação desaparecem, menos água fica disponível para alimentar o ciclo da água , tornando regiões inteiras mais vulneráveis ​​à seca. Enquanto isso, o desmatamento e outras práticas inadequadas de uso da terra, como a agricultura intensiva , continuam diminuindo a qualidade do solo e reduzindo a capacidade da terra de absorver e reter água.

Como resultado, o solo seca mais rapidamente, induzindo secas agrícolas, e menos água subterrânea é reabastecida, contribuindo para a seca hidrológica.

5. Aquecimento global

Como o nome sugere, o planeta está sendo aquecido a taxas alarmantes e pode causar secas. O aquecimento global está principalmente associado à atividade humana , como a liberação de gases de efeito estufa que causam um efeito de aprisionamento, causando o aumento das temperaturas globais.

Com o aumento das temperaturas, a água dos rios, córregos, lagos e outros corpos d’água continuará a evaporar e outras práticas resultarão em menos chuva. Isso resultará, portanto, em menos chuvas e, claro, secas.

6. Mudanças climáticas

O aumento das temperaturas tem o efeito de tornar as regiões úmidas mais úmidas e as regiões secas mais secas. Para regiões mais úmidas, o ar quente absorve mais água, levando a eventos de chuva maiores, enquanto em regiões mais áridas, temperaturas mais quentes significam que a água evapora mais rapidamente.

A mudança climática também altera os padrões de circulação atmosférica em larga escala, causando uma mudança nas trilhas das tempestades fora de seus caminhos típicos. Isso, por sua vez, aumenta os extremos climáticos, que é uma das razões pelas quais os modelos climáticos preveem que o já seco sudoeste dos EUA e o Mediterrâneo continuarão a ficar mais secos.

7. Temperaturas flutuantes do oceano e da terra

Os padrões climáticos globais, incluindo condições secas e úmidas em terra, são determinados principalmente pelas temperaturas dos oceanos, e mesmo pequenas mudanças na temperatura podem ter consequências profundas nos sistemas climáticos.

Segundo a pesquisa, padrões climáticos extremos em terra, como secas prolongadas na América do Norte e no leste do Mediterrâneo, correspondem diretamente a mudanças dramáticas e prolongadas de temperatura nos oceanos Pacífico Norte e Atlântico Norte.

ANÚNCIO

Efeitos Desastrosos da Seca

1. Fome 

As secas resultam em pouca água para sustentar as colheitas de alimentos por meio de precipitação natural ou irrigação usando suprimentos de água de reserva. Quando a seca prejudica ou destrói as fontes de alimentos, as pessoas passam fome e quando a seca é severa e continua por um longo período, ocorre a fome.

O melhor exemplo é a fome de 1984 na Etiópia , que resultou de uma combinação mortal de uma seca severa e um governo perigosamente ineficaz e levou centenas de milhares de pessoas à morte.

2. Água potável insuficiente

As secas também resultarão em escassez de água e não haverá água suficiente para beber ou usar. Todos os seres vivos devem ter água para sobreviver e, quando estão desesperados por água para beber, as pessoas recorrem a fontes não tratadas que podem deixá-las doentes.

A falta de água limpa também resultará em saneamento público e higiene pessoal precários e, é claro, em uma ampla gama de doenças que ameaçam a vida. Todos os anos, milhões adoecem ou morrem devido à falta de acesso a água potável e saneamento, e as secas só pioram o problema.

3. Incêndios florestais e um efeito sobre a vida selvagem

A baixa umidade e precipitação que muitas vezes caracterizam as secas podem criar rapidamente condições perigosas nas florestas e pastagens, preparando o cenário para incêndios florestais que podem causar ferimentos ou mortes, bem como grandes danos à propriedade e já diminuindo os suprimentos de alimentos.

Com animais e plantas silvestres sofrendo com as secas, mesmo que tenham se adaptado às condições de seca, morrerão ou invadirão as populações humanas em busca de água.

As secas resultarão em aumento da mortalidade e redução da reprodução, o que é especialmente problemático para populações de espécies em risco cujos números já são muito baixos.

4. Migração e realocação

Diante dos demais impactos da seca, muitas pessoas e, claro, animais fugirão de uma área atingida pela seca em busca de um novo lar com melhor abastecimento de água, comida suficiente e sem as doenças e os conflitos que estavam presentes no local onde vivem. estão saindo.

5. Conflitos sociais e guerras

Quando um bem precioso como a água está em falta devido à seca, e a falta de água cria uma correspondente falta de comida, as pessoas vão competir e, eventualmente, lutar e matar, para garantir água suficiente para sobreviver.

Acredita-se que a Guerra Civil Síria em andamento tenha começado depois que milhões de sírios rurais fugiram das áreas rurais atingidas pela seca para as cidades, provocando agitação.

Guerra na Ucrânia

6. Apagões

A maioria das pessoas no mundo continua a depender de projetos hidrelétricos para sua eletricidade. A seca reduzirá a quantidade de água armazenada nos reservatórios atrás das barragens, reduzindo a quantidade de energia produzida.

Este problema pode ser muito desafiador para muitas pequenas comunidades que dependem de hidrelétricas de pequena escala, onde uma pequena turbina elétrica é instalada em um riacho local.

7. Efeitos Econômicos

As secas frequentemente têm um impacto financeiro negativo em famílias, empresas, governos e indivíduos. Os baixos rendimentos levam a uma perda significativa de receita e, em última análise, resultam em reduções salariais e demissões de trabalhadores agrícolas.

Como os agricultores não têm fundos para comprar equipamentos, os negócios e as empresas que fabricam equipamentos agrícolas podem fechar. As usinas hidrelétricas funcionam com capacidade reduzida quando o abastecimento de água é baixo, o que obriga as empresas a pagar mais pela eletricidade ou arcar com o custo de utilizar seus próprios geradores.

ANÚNCIO

Soluções eficazes para a seca

1. Captação de água da chuva

Esta é uma solução fácil para as secas e pode ser empregada com facilidade em casa. Com a coleta de água da chuva , as casas podem armazenar a água que recebem da chuva e usá-la quando precisam em condições secas, em vez de esgotar os corpos d’água presentes, como rios.

Se uma casa tiver uma fonte primária de água, a coleta de água da chuva fornece uma opção auxiliar que eles podem usar quando a água não estiver disponível.

2. Plantar mais árvores e combater o desmatamento

Isso é algo que precisa ser empregado por todos no mundo e pode resultar em bilhões de árvores plantadas diariamente. É um conselho antigo, mas ainda se aplica hoje. Plantar mais árvores melhorará a qualidade do ambiente e aumentará o sucesso da precipitação.

Também pode reverter a seca e as condições áridas de uma área se as árvores forem bem mantidas até a maturidade. Com o plantio de mais árvores, a outra solução é evitar as existentes, a menos que sejam plantadas mais.

Por exemplo, a Amazônia na América do Sul está sendo destruída em taxas alarmantes, e os cientistas alertaram que décadas de atividade humana e mudanças climáticas levarão a selva a um “ponto de inflexão”.

O desmatamento, juntamente com os incêndios florestais e o aumento da temperatura global, em breve resultará na quebra irreversível do ciclo da água e no bloqueio de uma tendência de queda das chuvas e estações secas mais longas que começaram décadas atrás.

3. Mudar para energias renováveis

Durante muito tempo, dependemos de fontes não renováveis ​​para nossa energia , como o petróleo. A extração e o uso dessas energias resultam em mais gases de efeito estufa sendo lançados na atmosfera, resultando no aquecimento global e, claro, nas secas.

A alternativa é mudar para fontes renováveis ​​como eólica e solar, que têm pouco ou nenhum efeito sobre o meio ambiente e não resultarão em secas.

4. Bombas solares

A água é mais comumente bombeada para fora da terra para irrigar plantações ou abastecer o gado com água. As bombas, no entanto, usam eletricidade, que usa mais combustíveis fósseis em geral.

Por não consumirem eletricidade da rede elétrica para bombear água para irrigação, as bombas solares estão se tornando cada vez mais comuns.

As vantagens das bombas solares estão sendo reconhecidas pelos governos em todo o mundo, e alguns até forneceram subsídios aos agricultores para que possam instalá-las de forma acessível.

5. Políticas governamentais mais rígidas

Estes podem ser usados ​​nos níveis local, nacional, regional e internacional. Leis rigorosas precisam ser implementadas sobre aqueles que usam práticas que podem causar secas ou outros resultados prejudiciais ao meio ambiente.

Isso interromperá as mudanças climáticas e resolverá as secas em andamento. Eles incluem limitar as quantidades de gases de efeito estufa sendo bombeadas para a atmosfera e impostos mais altos para o não cumprimento.

6. Tornar-se ambientalmente consciente

Isso inclui educar a geração mais jovem sobre a necessidade de proteger, preservar e melhorar o meio ambiente, reciclando, reutilizando e plantando mais árvores.

O currículo da educação, a mídia jornalística e as empresas também precisam enfatizar a necessidade de cuidar do meio ambiente, para que se torne uma tarefa individual prevenir as secas.

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *