Campanha coleta pneus no Rio de Janeiro

Ação deu o destino adequado ao resíduo que pode demorar até 600 anos para se decompor

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) por meio da Subsecretaria de Saneamento Ambiental (SUBSAN) e da Superintendência de Gestão de Resíduos Sólidos (SUPGER) articulou, no mês de novembro, campanhas de recolhimento de pneumáticos inservíveis nas cidades de Mendes, Rio das Flores, Vassouras, Queimados e Japeri. A iniciativa em território fluminense recolheu 4.406 pneus e deu o destino adequado aos resíduos que podem demorar até 600 anos para se decompor.

A ação, que se deu em parceria com os municípios e com a Reciclanip, entidade gestora de logística reversa de pneus, teve por objetivo auxiliar os municípios participantes dos Consórcios Vale do Café e Centro-Sul I na destinação correta deste tipo de resíduo. A campanha segue a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como a Resolução CONAMA nº 416/2009.

“Além da poluição que já conhecemos, o descarte incorreto de pneus pode provocar o entupimento de redes de esgoto e a poluição dos rios, além da proliferação do Aedes aegypti. Campanhas como esta mostram o compromisso do poder público e da indústria brasileira de pneumáticos não somente com a saúde humana, mas também com a natureza”, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade Reciclanip, é conhecido como Logística Reversa, e uma obrigação do setor empresarial, como fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus. Este tipo de campanha, apoiada pela Seas, estimula as responsabilidades das indústrias de pneumáticos e estabelece condições que permitam o desenvolvimento sustentável do país, o que valoriza, sobretudo, a preservação da natureza e a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Fonte: A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.