Picture of Andresa Alcoforado

Andresa Alcoforado

- Jornalista, Gestora Ambiental e pós-graduada em Energia, Sustentabilidade e Empreendedorismo

Acabou a educação ou é preguiça mesmo?

Todos os dias passo por uma rua que liga o bairro onde moro, ao acesso as escolas dos meus filhos, todos os dias o cenário se repete, tudo bem que a estrada é péssima, que um calçamento seria bom demais, só que o que me deixa chateada é a falta de educação, preguiça ou falta de responsabilidade mesmo de algumas pessoas. Sempre tem gente derrubando os entulhos no acostamento da estrada, tem gente quem vem jogar o lixo de bicicleta mesmo, os mais abusados param o caminhão e despejam tudo, na maior cara de pau.

ANÚNCIO

O “lixo” tem um traço bem específico, na maior parte são restos de obras, entulhos como madeiras, ladrilhos, tijolos velhos e tudo que sobra, em geral de uma construção. É só lançar o olhar para entender que muitos desses entulhos vem de obras que estão sendo feitas a poucos metros dali, tudo arrumado aos olhos do proprietário, do empreiteiro, do arquiteto, mas será que eles sabem para onde vai o entulho de suas obras? Planejaram isso no orçamento?

 

Não é fácil lidar com obra, todo mundo sabe e eu estou cansada de saber, literalmente exausta disso. Só que não dá pra dizer que não tem nada acontecendo, até porque existem empresas especializadas em retirar esses entulhos nas obras, a Prefeitura de Campos também disponibiliza na cidade diversos pontos conhecidos como “entulhódromos”, que recebem esses materiais. Os locais ficam abertos e recebem a limpeza da empresa responsável pela coletada da cidade, pelo menos três vezes na semana e sempre estão limpos.

Eu pergunto: as pessoas não tem educação ou é preguiça? Talvez sejam as duas coisas, um pouco de falta de educação e um bocado de preguiça, simplesmente porque há poucos minutos dessa rua, ou um projeto de rua, existe um ponto que recebe esses entulhos. Mais algumas ruas, as pessoas, que na maior parte não são moradores, conseguiriam ficar “livres” dos seus entulhos e ainda iriam contribuir como cidadãos dessa cidade.

No meio ambiente não tem essa de colocar tudo na conta de uma pessoa só, um governo ou instituição, não tem jeito, somos todos parte de um mundo gigante que está sofrendo à beça com a irresponsabilidade das pessoas. Não é modinha, mas a responsabilidade precisa ser compartilhada, até porque não adianta só reclamar que tá calor ou que as chuvas foram tão fortes, que causaram tragédias. Precisamos cuidar, assim como cuidamos das nossas casas e das pessoas que amamos.


E se tiver entulho que tal colocar nos locais certos?

– Avenidas Zuza Mota
– Nossa Senhora do Carmo, Parque Aurora
– Bairros do Caju, Julião Nogueira, Penha e Codin
– Estrada Santa Rita, em Ibitióca

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS