Pesquisar

O que é um ecossistema?

Um ecossistema, um termo muito usado em biologia, é uma comunidade de plantas e animais interagindo entre si em uma determinada área, e também com seus ambientes inanimados. Os ambientes não vivos incluem tempo, terra, sol, solo, clima e atmosfera.

O ecossistema se relaciona com a maneira como todos esses diferentes organismos vivem próximos uns dos outros e como eles interagem entre si. Por exemplo, em um ecossistema onde existem coelhos e raposas, essas duas criaturas estão em uma relação em que a raposa come o coelho para sobreviver. Essa relação tem um efeito indireto com as outras criaturas e plantas que vivem nas mesmas áreas ou em áreas semelhantes. Por exemplo, quanto mais coelhos as raposas comem, mais as plantas podem começar a florescer porque há menos coelhos para comê-las.

De acordo com a Wikipedia,

“Um ecossistema é uma comunidade de organismos vivos em conjunto com os componentes não vivos de seu ambiente (coisas como ar, água e solo mineral), interagindo como um sistema. Esses componentes bióticos e abióticos são considerados ligados entre si por meio de ciclos de nutrientes e fluxos de energia.
Como os ecossistemas são definidos pela rede de interações entre os organismos e entre os organismos e seu ambiente, eles podem ser de qualquer tamanho, mas geralmente abrangem espaços limitados e específicos (embora alguns cientistas digam que todo o planeta é um ecossistema). ”

Os ecossistemas podem ser enormes, com muitas centenas de animais e plantas diferentes, todos vivendo em equilíbrio delicado, ou podem ser relativamente pequenos. Em lugares particularmente difíceis do mundo, como os Pólos Norte e Sul, os ecossistemas são relativamente simples porque existem apenas alguns tipos de criaturas que podem suportar as temperaturas congelantes e as condições de vida adversas.

Algumas criaturas podem ser encontradas em vários ecossistemas diferentes em todo o mundo, em relacionamentos diferentes com outras criaturas ou criaturas semelhantes. Os ecossistemas também consistem em criaturas que se beneficiam mutuamente.

Por exemplo, um exemplo popular é o do peixe-palhaço e a anêmona – o peixe-palhaço limpa a anêmona e a mantém a salvo de parasitas, pois a anêmona pica predadores maiores que, de outra forma, comeriam o peixe-palhaço.

A Terra como um ecossistema se destaca em todo o universo. Não há nenhum lugar que conheçamos que possa sustentar a vida como a conhecemos, nem mesmo nosso planeta irmão, Marte, onde poderíamos estabelecer uma administração doméstica algum dia, mas com grande esforço e dificuldade teremos que recriar as coisas que consideramos garantidas aqui.
~ Sylvia Earle

Um ecossistema pode ser destruído por um estranho. O estranho pode ser um aumento na temperatura ou no nível do mar ou mudança climática. O estranho pode afetar o equilíbrio natural e pode prejudicar ou destruir o ecossistema. É um pouco lamentável, mas os ecossistemas foram destruídos e desaparecidos por atividades feitas pelo homem como desmatamento, urbanização e atividades naturais como inundações, tempestades, incêndios ou erupções vulcânicas.

Estrutura do ecossistema

Cada ecossistema tem dois componentes principais:

1. Componentes Abióticos
Os fatores não vivos ou o ambiente físico predominante em um ecossistema formam os componentes abióticos. Estes são fatores climáticos que incluem chuva, temperatura, luz, vento, umidade, etc. e fatores edáficos, incluindo solo, pH, minerais topográficos, etc.

2. Componentes Bióticos
Os organismos vivos como plantas, animais e microrganismos (bactérias e fungos) que estão presentes em um ecossistema formam os componentes bióticos.

Os componentes bióticos podem ser agrupados em dois componentes básicos do ponto de vista nutricional:

(i) Componentes autotróficos, e
(ii) Componentes heterotróficos
Os componentes autotróficos incluem todas as plantas verdes que fixam a energia radiante do sol e fabricam alimentos a partir de substâncias inorgânicas. Os componentes heterotróficos incluem plantas não verdes e todos os animais que se alimentam de autótrofos.

Portanto, os componentes bióticos podem ser descritos nos tópicos a seguir.

Produtores: Entre os componentes bióticos, em um nível funcional básico, o ecossistema geralmente contém produtores primários (plantas) capazes de colher energia do sol por meio do processo denominado fotossíntese. Essa energia então flui através da cadeia alimentar.

Consumidores: depois dos produtores, vêm os consumidores no ecossistema. Existem diferentes classes ou categorias de consumidores; esses consumidores se alimentam da energia capturada.
(a) Consumidores de primeira ordem ou consumidores primários (herbívoros): herbívoros são animais que dependem exclusivamente de produtores ou de plantas verdes para sua alimentação. Insetos, roedores, coelhos, veados, vacas, búfalos, cabras são alguns dos herbívoros comuns no ecossistema terrestre e pequenos crustáceos, moluscos, etc. no habitat aquático.

(b) Consumidores de segunda ordem ou consumidores secundários (carnívoros): são carnívoros e onívoros. Carnívoros são animais carnívoros, e os onívoros são os animais adaptados para consumir herbívoros e também plantas como alimento. Os consumidores secundários são pardal, corvo, raposa, lobos, cães, gatos, cobras, etc.

(c) Consumidores de terceira ordem ou consumidores terciários: Estes são os principais carnívoros que atacam outros carnívoros, onívoros e herbívoros. Leões, tigres, falcões, abutres, etc. são considerados consumidores terciários ou de primeira linha.

(d) Parasitas, necrófagos e sapróbios também estão incluídos nos consumidores que utilizam tecidos vivos ou restos mortais de animais e plantas como alimento.

Decompositores: os decompositores atuam na parte inferior da cadeia alimentar. Tecidos mortos e resíduos são produzidos em todos os níveis. Necrófagos, detritívoros (animais que vivem nos detritos de ecossistemas) e decompositores não apenas se alimentam dessa energia, mas também quebram a matéria orgânica de volta em seus constituintes orgânicos. São os micróbios que terminam o trabalho de decomposição e produzem constituintes orgânicos que podem novamente ser usados pelos produtores.

A energia que flui pela cadeia alimentar, ou seja, dos produtores aos consumidores e aos decompositores, é sempre ineficiente. Isso significa que menos energia está disponível no nível dos consumidores secundários do que no nível dos produtores primários. Não é surpreendente, mas a quantidade de energia produzida de um lugar para outro varia muito devido à quantidade de radiação solar e à disponibilidade de nutrientes e água.

Tipos de ecossistema

Existem muitos tipos de ecossistemas lá fora, mas as três classes principais de ecossistemas, às vezes chamadas de ‘biomas’, que são relativamente contidos, são as seguintes:

Ecossistemas de água doce
Ecossistemas Terrestres
Ecossistemas Oceânicos

Eles podem ser divididos em ecossistemas menores. Por exemplo, nos ecossistemas de água doce, encontramos:

Ecossistema Água Doce

Ecossistemas de lagoas – geralmente são relativamente pequenos e contidos. Na maioria das vezes, eles incluem vários tipos de plantas, anfíbios e insetos. Às vezes, eles incluem peixes, mas como estes não podem se mover tão facilmente quanto anfíbios e insetos, é menos provável e, na maioria das vezes, os peixes são artificialmente introduzidos nesses ambientes por humanos.

Ecossistemas fluviais – como os rios sempre se ligam ao mar, é mais provável que contenham peixes ao lado de plantas, anfíbios e insetos usuais.

Esses tipos de ecossistemas também podem incluir pássaros, porque os pássaros muitas vezes caçam na água e ao redor dela em busca de pequenos peixes ou insetos. Como fica claro no título, ecossistemas de água doce são aqueles contidos em ambientes de água doce. Isso inclui, mas não está limitado a lagoas, rios e outros cursos de água que não sejam o mar (que é, obviamente, água salgada e não pode suportar criaturas de água doce por muito tempo).

Os ecossistemas de água doce são, na verdade, os menores das três principais classes de ecossistemas, respondendo por apenas 1,8% do total da superfície da Terra.

Os ecossistemas dos sistemas de água doce incluem peixes relativamente pequenos (peixes maiores geralmente são encontrados no mar), anfíbios (como sapos, rãs e tritões), insetos de vários tipos e, é claro, plantas. A absolutamente menor parte viva da teia alimentar desses tipos de ecossistemas é o plâncton, um pequeno organismo que costuma ser comido por peixes e outras pequenas criaturas.

Ecossistemas Terrestres

Os ecossistemas terrestres são muitos porque existem muitos tipos diferentes de lugares na Terra. Alguns dos ecossistemas terrestres mais comuns encontrados são os seguintes:

Ecossistemas Terrestres

Florestas tropicais – as florestas tropicais geralmente têm ecossistemas extremamente densos porque existem muitos tipos diferentes de animais, todos vivendo em uma área muito pequena.

Tundra – Como mencionado acima, a tundra geralmente tem ecossistemas relativamente simples por causa da quantidade limitada de vida que pode ser mantida nessas condições adversas.

Desertos – O oposto da tundra em muitos aspectos, mas ainda assim cruel, mais animais vivem no calor extremo do que no frio extremo da Antártica, por exemplo.

Savanas – diferem dos desertos devido à quantidade de chuva que recebem a cada ano. Enquanto os desertos recebem apenas uma pequena quantidade de precipitação a cada ano. As savanas tendem a ser um pouco mais úmidas, o que é melhor para sustentar mais vida.

Florestas – Existem muitos tipos diferentes de florestas em todo o mundo, incluindo florestas decíduas e florestas de coníferas. Eles podem suportar muita vida e podem ter ecossistemas muito complexos.

Pradarias – As pradarias sustentam uma grande variedade de vida e podem ter ecossistemas muito complexos e envolventes.
Uma vez que existem tantos tipos diferentes de ecossistemas terrestres, pode ser difícil fazer generalizações que abranjam todos eles.

Como os ecossistemas terrestres são tão diversos, é difícil fazer generalizações sobre eles. No entanto, algumas coisas são verdadeiras quase o tempo todo. Por exemplo, a maioria contém herbívoros que comem plantas (que obtêm seu sustento do sol e do solo) e todos têm carnívoros que comem herbívoros e outros carnívoros.

Alguns lugares, como os pólos, contêm principalmente carnívoros porque nenhuma planta cresce. Muitos animais e plantas que crescem e vivem em ecossistemas terrestres também interagem com a água doce e às vezes até com os ecossistemas oceânicos.

Ecossistemas Oceânicos

Os ecossistemas oceânicos são relativamente contidos, embora eles, como os ecossistemas de água doce, também incluam certas aves que caçam peixes e insetos perto da superfície do oceano. Existem diferentes tipos de ecossistemas oceânicos:

Ecossistemas Oceânicos

Águas rasas – Alguns pequenos peixes e corais vivem apenas nas águas rasas perto da terra.

Águas profundas – criaturas grandes e até gigantescas podem viver nas profundezas das águas dos oceanos. Algumas das criaturas mais estranhas do mundo vivem bem no fundo do mar.

Água quente – águas mais quentes, como as do Oceano Pacífico, contêm alguns dos ecossistemas mais impressionantes e complexos do mundo.

Água fria – menos diversificada, as águas frias ainda sustentam ecossistemas relativamente complexos. O plâncton geralmente forma a base da cadeia alimentar, seguido por pequenos peixes que são comidos por peixes maiores ou por outras criaturas, como focas ou pinguins.

Os ecossistemas oceânicos estão entre alguns dos mais interessantes do mundo, especialmente em águas quentes como as do Oceano Pacífico. Não menos importante, porque cerca de 75% da Terra é coberta pelo mar, o que significa que há muito espaço para todos os tipos de criaturas diferentes viverem e se desenvolverem.

Na verdade, existem três tipos diferentes de ecossistemas oceânicos: águas rasas, águas profundas e a superfície do oceano profundo. Em dois deles, a própria base da cadeia alimentar é o plâncton, assim como nos ecossistemas de água doce. Esse plâncton e outras plantas que crescem no oceano próximo à superfície são responsáveis por 40% de toda a fotossíntese que ocorre na Terra.

Existem criaturas herbívoras que comem o plâncton, como o camarão, que normalmente é comido por criaturas maiores, principalmente peixes.

Curiosamente, no fundo do oceano, o plâncton não pode existir porque a fotossíntese não pode ocorrer, pois a luz não pode penetrar tanto nas profundezas do oceano.
Nas profundezas do oceano, portanto, as criaturas se adaptaram de forma muito estranha e estão entre algumas das criaturas vivas mais fascinantes, mais aterrorizantes e intrigantes da Terra.

Importância do Ecossistema

Ecossistemas são comunidades de organismos e matéria não viva que interagem entre si. Como os ecossistemas são interdependentes, cada parte do ecossistema é importante. Ecossistemas danificados ou desequilibrados podem causar muitos problemas.

Componentes
Os ecossistemas são compostos de solo, luz solar e calor, água e organismos vivos, que incluem plantas, animais e decompositores.

Interações entre componentes
Dentro de um ecossistema, os organismos vivos interagem de diferentes maneiras, incluindo predação, cooperação, competição e simbiose. Cada espécie tem um papel especial, como converter a luz do sol em energia por meio da fotossíntese, comer pequenos insetos ou decompor matéria.

Tamanho do Ecossistema
Os tamanhos dos ecossistemas variam amplamente. Eles podem ser uma poça, um lago ou um deserto. Terrários são ecossistemas artificiais.

Biomas
Os biomas são compostos por vários ecossistemas semelhantes entre si. Os biomas incluem florestas tropicais, desertos, tundra e pastagens.
Perturbações no ecossistema

Uma pequena mudança em um ecossistema, como a eliminação ou introdução de uma espécie, pode causar mudanças em todo o ecossistema. As mudanças ambientais, assim como a interferência humana, podem causar esses distúrbios no ecossistema.

Impacto da Poluição
A poluição, incluindo a poluição da terra, da água e do ar, representa uma séria ameaça aos ecossistemas. A poluição pode ameaçar ou matar organismos que são vitais para os ecossistemas, e o ecossistema pode ficar desequilibrado.

Função do Ecossistema
Um ecossistema é um sistema ambiental discreto, estrutural, funcional e que sustenta a vida. Os componentes funcionais em qualquer ecossistema são:
(i) Constituintes inorgânicos (ar, água e sais minerais)
(ii) Organismos (plantas, animais e micróbios), e
(iii) Energia que outros componentes recebem de fora (o sol).

Esses três formam um sistema ambiental e interagem entre si. Os constituintes inorgânicos são sintetizados em estruturas orgânicas pelas plantas verdes (produtores primários) por meio da fotossíntese utilizando a energia solar no processo. As plantas verdes tornam-se a fonte de energia para as renovações (herbívoros), que, por sua vez, se tornam uma fonte de energia para os animais carnívoros (carnívoros).

Todos os tipos de animais crescem adicionando matéria orgânica ao peso corporal, e compostos orgânicos complexos tomados como alimento são sua fonte de energia. Eles são conhecidos como produtores secundários.

Todos os organismos vivos em um ecossistema têm um período de vida definido, após o qual morrem. Os restos orgânicos mortos de plantas e animais fornecem alimento para micróbios saprofíticos como bactérias, fungos e muitos outros animais. Os sapróbios finalmente decompõem a estrutura orgânica e quebram as moléculas complexas e liberam os componentes inorgânicos no meio ambiente.

Esses organismos são conhecidos como decompositores. Durante o processo de decomposição das moléculas orgânicas, a energia que une os componentes inorgânicos na forma de moléculas orgânicas é liberada e dissipada no meio ambiente na forma de energia térmica.

Assim, na energia solar do ecossistema, a entrada é fixada pelas plantas e transferida para os componentes animais. Os nutrientes são retirados do substrato, depositados nos tecidos das plantas e animais, passados de um grupo de alimentação para outro, liberados por decomposição no solo, água e ar e depois reciclados.

Os ecossistemas que operam em diferentes locais, como desertos, florestas, pastagens e mares, são interdependentes uns dos outros. A energia e os nutrientes de um ecossistema podem encontrar seu caminho para outro, de modo que, em última análise, todas as partes da Terra estão inter-relacionadas, cada uma compreendendo uma parte do sistema total que mantém o funcionamento da biosfera.

Referências:
Ecossistema – Enciclopédia da Terra
Ecossistemas – Enciclopédia

Via: https://www.conserve-energy-future.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *