Na Universidade do Norte Fluminense, Uenf, o projeto de extensão ensina as pessoas a fazerem compostagem, tudo de uma forma simples e possível de fazer até mesmo para quem mora em apartamento. A iniciativa foca na redução do volume de resíduos, mas também em oferecer para plantar nutrientes ricos e que antes estavam sendo encaminhados para o aterro.
Acompanhe a matéria completa que o Rota Verde fez:
Anote o que você vai precisar:
- Resíduo da cozinha: restos de frutas, pode café com filtro e verduras. Não pode nada que foi cozinho, derivados do leite e fezes de cachorro
- Pra dar uma acelerada no processo, são usados os chamados ativadores. Que podem ser esterco, raiz com parte do solo e chorume ativado, que geralmente vem de outra composteira. Existem também alguns que podem ser comprados em lojas agrícolas.
- Os outros materiais importantes nesse processo são os controladores de decomposição e umidade. É possível usar folhas secas, grama e serragem.
- Duas caixas de plástico. A de cima precisa ser furada e não pode ter tampa de plástico, mas sim o TNT para que os microosganismos tenham contato como ar que ajudam a acelerar o processo. Já a caixa de baixo vai ser encaixada a de cima, vai ser para receber o líquido que vai escorrer da mistura, que no caso é o chorume.
Como fazer:
- Coloque uma camada dos controladores de decomposição, pode ser grama, serragem ou folha seca
- Depois coloque os orgânicos que são os restos de frutas, verduras. Importante misturar
- Adicione os ativadores da compostagem: chorume,esterco ou raíz com o solo
- Mistures bastante e deixe de colocar resíduo por um mês
- Depois, tenha a rotina de sempre misturar, a expectativa que de dois a três meses sua compostagem orgânica já esteja pronta para jogar nas plantas.