“O blog completa três anos em 2023 e vai ter agora, uma temporada de matérias na TV aberta”
O que você tem feito para mudar o aquecimento global? Tem repensado antes de comprar alguma coisa? Já faz a triagem do lixo da sua casa e encaminha para a reciclagem? A gente poderia listar uma série de perguntas básicas sobre meio ambiente, educação ambiental e preservação, muita gente já tem uma consciência mais a frente, outros, ainda não conseguem entender que nosso planeta não está conseguindo “dar conta” de tantos impactos feitos nas últimas décadas. Para dar voz ao jornalismo ambiental, o Rota Verde foi criado há três anos. O blog que atualiza as pessoas sobre o que está acontecendo no setor, divulga conhecimento acadêmico, retrata as belezas da região e coloca em destaque os principais problemas ambientais que vivemos.
Falar sobre meio ambiente é descrever um pouco da rotina que todos vivemos, seja nos grandes centros, como também nas cidades menores e na zona rural. Se pararmos pra pensar tudo está atrelado a isso. “As pessoas tem costume de reclamar quando está quente demais, ou mesmo, quando as chuvas causam estragos. Só que todos somos parte desse problema, se continuarmos sem união sem entender o problema, vamos acelerar ainda mais o processo de degradação do planeta”, afirma Andresa Alcoforado, que é jornalista, gestora ambiental e uma das fundadoras do Rota Verde.
A ideia do blog surgiu com a união de duas amigas que sempre foram apaixonadas pela causa ambiental e sempre quiseram colocar algum projeto em prática. Luciana Lopes é publicitária, designer e criadora de conteúdos digitais. “O Blog Rota Verde nasceu da ideia e do sentimento de poder contribuir com a preservação do planeta. Uma forma de agradecer através da mudança de atitude, a oportunidade de estarmos vivas em um planeta maravilhoso”, conta Luciana, uma das fundadoras do Rota.
As primeiras publicações do Rota Verde aconteceram em outubro de 2020, ainda no momento em que o mundo vivia a pandemia da Covid 19, de lá pra cá, mais de 14 mil pessoas já acessaram o blog de várias partes do mundo. São mais de 30 mil visualizações entre matérias, artigos e fotos. A ideia foi sempre convidar pesquisadores para compartilhar conhecimento científico, entre os colaboradores do Rota Verde, está Arthur Soffiati que é historiador e referência nessa área ambiental no Norte Fluminense. Seus artigos enriquecem o conhecimento regional e norteiam muitas ações para quem ainda está nas universidades.
Durante quatro meses o Rota Verde vai fazer um quadro dentro do Balanço Geral, na emissora Record TV Interior RJ, situada em Campos dos Goyacazes, interior do Rio de Janeiro. A temporada de quatro meses, que pode se estender, vai ter 17 episódios de matérias focadas em educação ambiental, inovação nesta área, denunciar problemas, falar sobre empresas que trabalham com soluções ambientais, a ideia também é mostrar o turismo sustentável, mas principalmente contar histórias de pessoas e ações que tem feito a diferença no interior do Rio de Janeiro.
A estreia do quadro vai acontecer no dia 10 de maio, quarta-feira, durante a programação do jornal, que tem Ana Paula Farias como apresentadora e tem liderado a audiência no horário na região. A emissora chega até a casa de milhares de pessoas na região Norte, Noroeste e dos Lagos, do Rio de Janeiro.
“A produção das matérias já começou, tudo está sendo feito com muito cuidado e com muito entusiasmo, todos que estão envolvidos no projeto acreditam no poder de uma comunicação mais direta, tudo para estimular pessoas a entenderem esses problemas que estão afetando tanto nosso dia a dia”, finaliza Andresa Alcoforado.
Rota Verde na rede:
https://rotaverde.com.br/
Youtube Rota Verde
Instagram
Uma resposta
Pesquisando algo sobre o verde. Já atou em uma escola estadual aqui em campinas e achei super legal esse blog. Estarei desenvolvendo um projeto na escola chamado Rota do verde. Nele erei abordar sobre sustentabilidade. Onde os alunos irão acompanhar uma horta na própria escola e ao redor dela mapear as árvores existentes e também conhecer através de slides e vídeos as áreas verdes aqui em Campinas e aos redores.