Nesta quarta-feira (31/1), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançaram o Sistema Estadual de Informações sobre Meio Ambiente (SEIMA), no auditório dos órgãos ambientais, no Centro da capital fluminense. O novo sistema conta com mais recursos de pesquisa, indicadores e maior interação, por meio de mapas e dashboards, acerca da estrutura governamental dos municípios na área ambiental.
“É o momento de imergir no que temos desenvolvido para avançar nas políticas públicas estaduais e municipais. Contamos com a ajuda de vocês para avançarmos de maneira colaborativa. Que daqui saiam boas ideias e soluções”, afirmou o subsecretário executivo da Seas, José Ricardo Brito.
“Com o novo sistema, vamos ter uma maior facilidade de manter as atualizações dessas informações de forma mais rápida e transparente para os demais órgãos e para a sociedade. Esse avanço depende não só do sistema, mas da colaboração dos envolvidos na gestão ambiental e, por isso, agradecemos a participação de todos os presentes. É um importante passo para o controle ambiental”, comemorou a vice-presidente do Inea, Deise Delfino.
O portal, que pode ser acessado aqui, reúne informações acerca da estrutura governamental ambiental de cada município fluminense através de um mapa interativo, além de dashboards com indicadores compilados deste cadastro. É possível também visualizar as atividades ambientais licenciadas, áreas contaminadas e, no futuro, outros elementos na temática. A apresentação da plataforma foi realizada pelo gerente de Gestão De Território e Informações Geoespaciais do Inea, Gabriel Lardosa.
“Temos explorado as possibilidades que as ferramentas tecnológicas de geoinformação adquiridas podem nos ajudar dentro do instituto. Já vínhamos dispendendo esforços sobre como facilitar quem está na ponta – nesse caso, o município – e, com o lançamento, a ideia é encurtar o envio de informações aos órgãos ambientais estaduais, dando celeridade e dinamismo a esse processo”, explicou Gabriel Lardosa.
Estiveram presentes no evento representantes de municípios de todo o território fluminense, como Três Rios, Rio Bonito, São Gonçalo, Mendes, Japeri, Maricá e Campos dos Goytacazes.