A Reserva Caruara, que fica no distrito de Grussaí, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, está concorrendo ao Prêmio Mundial de Sustentabilidade da Associação Internacional de Portos, IAPH, é o mais importante reconhecimento mundial para as melhores práticas de sustentabilidade no setor portuário. A premiação acontece com o Programa Mundial de Sustentabilidade dos Portos (WPSP), que coordena anualmente o prêmio, e abrange cinco áreas principais de colaboração: transição energética, infraestrutura resiliente, segurança e proteção, alcance e governança da comunidade.
A categoria que a reserva está concorrendo é a “Environmental Care” que destaca esse trabalho que a RPPN vem fazendo com foco na sustentabilidade e a preservação, deste trecho tão importante de restinga. Criada em 2012 pelo Porto do Açu de forma voluntária, a Reserva Caruara protege uma área de 4.000 hectares de restinga e promove a conservação da biodiversidade deste importante ecossistema costeiro.
Com o objetivo de potencializar o Turismo Sustentável, os Serviços Ambientais e a Educação e Pesquisa Científica, inauguramos em 2022 a sede da Reserva Caruara, que emprega hoje 80 funcionários direto com 100% de mão de obra local.
Vote na Reserva Caruara!
A premiação só permite 1 voto por pessoa, mas é preciso votar em todas as categorias. O case da Reserva Caruara está listado na categoria “Environmental Care”. Case: “Port of Açu – Caruara Reserve; biodiversity for all”
Vote: https://sustainableworldports.org/iaph2023-sustainability-awards/vote/
O Rota Verde já fez uma matéria mostrando os detalhes da Reserva Caruara. Não deixe de conferir: