bacuri (1)

Projeto usa teatro para promover hábitos saudáveis entre crianças de Campos de Goytacazes

Compartilhe:

Entre os dias 29 e 30 de outubro, cerca de 350 alunos da rede pública de Campos de Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, participam do projeto Teatro dos Bons Hábitos. Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura pela Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas, o objetivo é fomentar a arte e o teatro nas escolas, além de levar às crianças do ensino infantil e fundamental conhecimentos simples que reforcem o bem-estar. As apresentações ocorrem na escola Escola Municipal Ataíde Dias, no Parque Santa Rosa.

A partir de uma linguagem lúdica e adaptada dentro do universo mágico das crianças, a peça O Jardim Encantado dos Hábitos Saudáveis apresenta aos estudantes diversos hábitos básicos de saúde, cuidados com a alimentação, higiene pessoal, entre outros. “O Teatro é uma ferramenta importante para fazer com as crianças entendam a importância de se ter uma alimentação balanceada, de se aventurar por novos sabores e entendam como os cuidados com a higiene podem impactar positivamente a nossa saúde. Embora elas já aprendam isso em casa com os pais, é no ambiente escolar que elas reforçam os bons hábitos e arte pode ser uma grande aliada neste processo”, completa Eloyna Fernandez, diretora da Sustentabilidade e Cultura.

A ação também realiza atividades com professores. A partir de uma palestra virtual chamada “Arte na Educação: Explorando a criatividade e Desenvolvimento Integral dos Alunos”, eles aprendem diversas técnicas para incluir recursos artísticos que melhorem a rotina da sala de aula e que contribuam para os processos de aprendizado dos alunos.

Promovendo a inclusão, o projeto conta com acessibilidade física como rampas, corrimões, e piso tátil par pessoas com mobilidade reduzida, além de monitores preparados para auxiliar pessoas com necessidades especiais. Além disso, as apresentações teatrais contarão com a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e palestra com audiodescrição para deficientes visuais.

Fonte: Bacuri Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *