Nas noites de 19, 20 e 21 de maio, um festival de ciência mobilizará as cinco regiões do país para os cientistas conversarem diretamente com as pessoas de suas comunidades em ambientes descontraídos como bares e restaurantes
Uma pequena semente lançada no solo do interior do Estado de São Paulo, na cidade de São Carlos, tornou possível uma iniciativa se espalhar pelo país afora. Ao completar 10 anos em terras brasileiras, o festival que brinda a ciência, conhecido como Pint of Science, continua a florescer em cada uma das 169 cidades que participarão da iniciativa nas noites de 19, 20 e 21 de maio.
Trazido da Inglaterra ao Brasil pela USP, em São Carlos, a proposta ganha terreno ano a ano com a ideia de levar cientistas para conversarem diretamente com as pessoas de suas comunidades em ambientes descontraídos como bares, restaurantes, cafés e praças públicas. Hoje, uma rede de colaboração nacional com mais de dois mil voluntários está mobilizada para trazer ao palco a pesquisa científica que nasce e cresce em cada região do Brasil.
Além de conhecer as pessoas que têm dedicado a vida a investigar todas essas mudanças que vêm acontecendo no nosso mundo, o público das 169 cidades em que ocorrerá o Pint of Science Brasil também poderá compreender como funciona o processo de criação de novos conhecimentos científicos. A proposta dos bate-papos com os cientistas é explicar, de um jeito descomplicado e atraente, como surgem as evidências científicas, para que as pessoas possam diferenciá-las das opiniões.
Em Campos dos Goytacazes, o evento ocorre oficialmente desde 2018, com a organização da UENF. Em todos esses anos de festival na cidade, mais de uma centena de palestrantes já se apresentaram para a sociedade campista, debatendo os mais variados temas, com a alegria de receber o apoio de várias instituições públicas e privadas.
Programação: Este ano, para comemorar os 10 anos Pint of Science Brasil, a programação em Campos dos Goytacazes está ainda mais linda! Na segunda-feira, dia 19/05 a partir das 19h, no Sagritos teremos um bate papo sobre “A Sociedade no Divã: Educação, Fé e Comunidade”, com a professora Simonne Teixeira (UENF), mediando o Dr. Fabio Py (UENF), Luciane Soares (UENF) e Renato Gonçalves (PMCG), sobre a interferência da religião nas políticas sociais, nos territórios populares e nas decisões públicas. Ainda na segunda, no mesmo horário, às 19h, no El Mexicano, a mesa-redonda será “Entre a Dor e o Silêncio” com Dra Karina Dutra (UENF), Suelen Monteiro (FMC) e Kathelyn Cordeiro (FMC), mediadas pelo Dr. Edilbert Pelegrini (FMC). Uma reflexão sobre os fatores que fazem com que muitas mulheres permaneçam em relacionamentos abusivos, o desconhecimento em torno da endometriose – uma doença que afeta milhões de mulheres, e um papo sério sobre violência obstétrica.
Na terça feira, dia 20/05 às 19h, no bar Nômade Smoke House traremos “Educação, Ciência e Conquistas: a Palavra é Delas!” com as Dras. Ludimila Da Matta (UCAM), Ana Bárbara Freitas (UENF) e Maura da Cunha (UENF), mediado por Carla Sales (PMCG), onde serão tratados os desafios e as oportunidades para as mulheres no Norte Fluminense e como podemos criar um futuro mais igualitário para todas. Já no El mexicano, vamos papear sobre o clima: “Da Horta à Praia: o clima está mudando tudo!” Com os queridos David Costa (IFF), Cláudia Prins (UENF) e Leonardo Costa (UENF) mediados pela Maria Cristina Canela (UENF).
Encerrando o festival, no último dia, em 21/05, no Nômade Smoke House vamos seguir a conversa na mesma onda do dia anterior: “Clima Quente, Planta Doente e Mosquito Presente!”. Com os Drs Angela Pierre Vitória (UENF), Gabriel Quintanilha (UENF), Thaís Louvain (FMC) e a professora Maria Cristina Gaglianone (UENF) na mediação. No El Mexicano fecharemos com Ciência, Cultura e Direitos Humanos mediados pelo professor Gonçalo Apolinário (UENF). O bate papo fica por conta da Adriana Cardinot (UENF), Beatriz Corsino Pérez (UFF) e Lebron Victor (ONG-NBR).
Este ano, o festival internacional Pint of Science acontecerá em 27 países. O Brasil é o país com o maior número de cidades participando da iniciativa, superando até mesmo o Reino Unido, onde o festival nasceu em 2013.
Como participar – Em Campos dos Goytacazes, o evento ocorrerá nos bares Sagritos, Nômade Smoke House e El Mexicano nos dias 19, 20 e 21 de maio a partir das 19h. Para ficar por dentro da programação acesse o site: https://pintofscience.com.br/events/camposgoytacazes. Gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, o festival não demanda inscrições prévias. Para participar, é só chegar e consumir Ciência sem moderação!