As obras de reforma e ampliação da sede do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre, foram iniciadas nesta semana. O investimento do Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) é de R$ 3,72 milhões. As novas estruturas trarão melhorias para visitantes, pesquisadores e servidores que atuam na Unidade de Conservação.
O início das obras foi vistoriado na terça-feira (11) pela equipe do Iema e do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), responsável pela execução do projeto. O diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, explica que as obras visam ainda tornar os parques mais sustentáveis e abertos à população. “As intervenções permitirão que o parque seja um ativo que atenda melhor o público, gerando riqueza e valor para as comunidades do entorno”, disse.
Serão construídos um centro de pesquisa com alojamento, cozinha e sala para triagem, um almoxarifado, garagem, auditório com capacidade para 80 pessoas e espaços para lanchonete e loja. As atuais estruturas do Centro de Visitantes, do escritório da gestão, da guarita e do portal de entrada serão totalmente reformadas. Além disso, os banheiros para visitantes serão reformados e adequados com fraldário e terão acessibilidade.
Possíveis alterações no funcionamento do parque em função das obras, se necessárias, serão comunicadas posteriormente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema